Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Barbera del Monferrato Superiore

Este vinho é muito consumido no cotidiano do piemontês. Como na Emilia-Romagna voce encontra uma garaffa de Lambrusco durante as refeiçoes, no Piemonte nao falta na mesa, um vinho Barbera.

Hoje a barbera ocupa cerca de 50% do panorama vitivinicolo do Piemonte, durante um certo periodo esse vinho foi um pouco esquecido na Italia, e atè mesmo desvalorizado, mas o reconhecimento de DOCG Barbera del Monferrao Superiore, marcou o rinascimento deste vinho entre os maiores protagonistas nacionais.

A área principal de cultivo da uva Barbera, documentado pela primeira vez no Piemonte, em 1798, é o Monferrato.

A disciplinar impõem que o cultivo da vinha seja feito em terrenos com argila, calcário e em colina. A altitudine não deve exceder 650 m acima do nível do mar, e os novos vinhedos plantados nao devem ter exposição ao norte.

A área de produção inclui o território de 214 municípios, 98 dos quais estão perfeitamente divididos entre o Alto e o Baixo Monferrato, na província de Alessandria, e 116 naquela de Asti, ou seja, è produzido em quase todos os municípios, exceto as de Cellarengo e Villanova d'Asti.

Uva: Barbera, pode ser utilizado tambèm a Freisa e / ou Grignolino e /o Dolcetto, no maximo de 15%.

Gradaçao alcolica minima: 13%

Envelhecimento: período mínimo de 14 meses, pelo menos, 6 em barris de carvalho de qualquer tamanho.

Melhor momento para consumir: em média 3-5 anos.

Para saber o significado de Superiore visite o link: classificaçao dos vinhos italianos

Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O mais famoso Espumante doce italiano

Asti Spumante é certamente o mais famoso espumante doce italiano, unico no seu genero, derivado da uma técnica inventada e aperfeiçoada no Piemonte, que permite ao vinho de conservar o aroma característico de uva fresca.

História, tradição, dedicação, talento empreendedor,  procuram reforçar as características únicas deste vinho.

A área de produção deste vinho inclui 52 munincipios, em uma area jà delineada em 1931, ou seja, 29 municípios da província de Asti, 15 na provincia de Cuneo e 9 na de Alessandria.

Este vinho è produzido esclusivamente com uvas Moscato Bianco,  o qual encontra nesta área o lugar ideal para se propagar e para dar os melhores frutos.

A Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG) é reconhecido a dois vinhos:

  1. Asti ou Asti Spumante
  2. Moscato d'Asti: vinho não-espumante branco.
Produçao do Asti Spumante:

As uvas moscato bianco são prensadas, e o mosto obtido deve resultar limpo, sem partículas sólidas em suspensão, e isso vem feito por meio de clarificação estática, centrifugação e / ou filtração. Depois disso o mosto é refrigerado e mantido a 0 ° C graus, para impedir o início da fermentação indesejável.

Ao longo deste período, que pode ser de 12 a 15 meses, o mosto nao deve ser fermentado, e por isso deve ser sistematicamente verificados e, caso se note uma fermentação, esse vem novamente rifiltrato e refrigerado para separar e inativar leveduras indesejáveis no mosto.
Finalmente, o mosto é fermentado segundo os requisitos previstos no disciplinar de produçao.

A tecnologia para a preparação do Asti Spumante inclui:

  • aquecimento do mosto de 0 ° a 18 ° C, 
  • adição de leveduras selecionadas e
  • condução da fermentação a temperatura controlada entre 18 ° a 20 ° C em um recipiente que tem uma pressão interna de 9 bar (autoclave).
Quando o mosto em fermentação chega a 5 graus de álcool, se fecha as válvulas de escape dos gases de fermentação (dióxido de carbono). O produto deve chegar a 7 graus de álcool como previsto no disciplinar de produçao.
O bloquei da fermentação é realizada por refrigeração. - 3 -4 ° C, filtração e engarrafamento do produto  esterilizado.  O teor alcolico final do vinho è entre 7% e 9,5%.

O Asti Spumante e Moscato d'Asti devem ser consumidos jovens (possivelmente entre o ano seguinte a colheita) assim voce poderà apreciar o aroma do Moscato Bianco na sua completa intensidade tipica.

Temperatura de serviço: Deve ser servido frio, 6 ° e 8 ° C.

Excelente para ser bebido com sobremesas. E combina perfeitamente com bolo de avelã.


O vinho Asti Spumanti recebeu o reconhecimento DOCG (Denominaçao de Origem controlada e Garantida) em 1993.

Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O "rei dos vinhos, o vinho dos reis"

Barolo, sò o nome deste vinho inspira um certo respeito. Nao è por acaso que è considerado o rei dos vinhos.

O Barolo é certamente um dos vinhos que representa na melhor maneira o patrimonio enologico italiano no mundo, verdadeiro orgulho para todos aqueles que, durante gerações, estão envolvidos na produçao de questo vinho, atingindo níveis de excelência absoluta.

Este magnifico vinho tinto è produzido no Piemonte, e ha come centro a cidade de Barolo, incluindo outras cidades como: Castiglione e Faletto Serralunga d'Alba e parte da Cherasco, Diano d'Alba, Grinzane Cavour, La Morra, Monforte d'Alba, Novello, Roddi e Verduno, na província de Cuneo .

Para a produçao desse vinho vem utilizadas uva Nebbiolo ao 100%: a nebbiolo é uma variedade de uva, muito ligada a esta terra, e isso porque essa uva nao dar resultados positivos fora do Piemonte e Lombardia.

Este vinho deve ter um teor alcoólico de no minimo: 13%

Deve ser envelhecido por um periodo minimo de 38 meses

Melhor epoca para ser consumido: em média 10-20 anos, mas pode ser um periodo mais longo.

Atualmente muitos produtores adotam novos princípios de produção e de envelhecimento e, em alguns casos, atè mesmo uma "filosofia" diferente na produçao deste vinho.

  1. Quem adota o principio da "tradição" prefere um vinho mais robusto e tânico, de longo envelhecimento em barris de carvalho de grande porte. Utilizando o modo tradicional o vinho é produzido com um processo de longa maceração, ou seja, as cascas das Nebbiolo ficam em contato com o mosto na fermentação durante 20 dias ou mais - isto é feito para extrair bastante tanino para o vinho. O resultado é um vinho muito forte, tânico e robusto, que precisa de mais de dez anos para se desenvolver e encontrar seu equilíbrio;
  2. Outros produtores estão se concentrando na "inovação", usando pequenos barris, com o objetivo de produzir um vinho um pouco mais suave, com um tempo sensivelmente mais curto. O período de contato das cascas da uva durante a fermentação é menor, geralmente de uma semana, e o tempo de envelhecimento em barris de carvalho também é menor. O vinho fica pronto para beber mais cedo, mas não tem a longevidade do tradicional.

Hoje podemos encontrar doi tipo de Barolo à venda, um produzido com o metodo tradicional e outro com o metodo moderno.

O Barolo è um vinho DOCG (Denominaçao de Origem Controlada e Garantida) desde 1980.

Outros tipos de Barolo:

  • Riserva: o Barolo pode ser considerado riserva, quando o seu envelhecimento, é de pelo menos, 62 meses.
  • Barolo Chinato, esse vinho é preparado utilizando como vinho base o Barolo.
Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com
 
Foto: site de regioni italiane.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Alto Adige: pequena regiao, mas com grandes vinhos.

Alto Adige é uma pequena região da Italia inteiramente montanhosa, 15% do territorio sao Alpes e a terra é improdutiva, 70% é ocupado por florestas, e apenas os restantes 15% são cultiváveis, com resultados de excelente qualidade. Pequena região, mas com grandes vinhos. Apenas 5.366 hectares cultivados, principalmente em media e alta colina..
O terreno da regiao, rico de calcário proporciona vinhos com baixo teor de tanino, enquanto a temperatura da regiao doa vinhos com perfil aromático, elegância e intensidade fora do comum.

As variedades mais cultivadas são os Schiava com seus sinónimos e variedades, Pinot Blanc, Chardonnay, Pinot Neror, o Langrein, Pinot Grigio, Gewürztraminer e Kerner.

Langrein é certamente um dos mais antigos vinhedos do Alto Adige, mas a bibliografia desse vinhedo é bastante lacunosa, e a primeira menção é do ano1400.

Os vinhos tintos feitos a partir da uva Schiava, geralmente não são particularmente conhecido além das fronteiras regionais, o que dificilmente pode ser dito de Gewürztraminer, um nativo de Termeno.

Tramin o Termeno, pode facilmente se indentificar como a patria dessas uvas tão valiosa, e voce pode econtra-la com varios sinônimos, tais como Traminer Rose, Tramin aromáticos e, na Alsácia e Giuria, savagnin. O Traminer é uma casta de uva aromática que é altamente resistente ao frio do inverno, cheio de aromas intensos e elegantes que são totalmente transmitido ao vinho.

Literalmente o nome Gewurztraminer significa Traminer speziato (picante), então, quer dizer algo mais do que aromático, o nome realça a qualidade olfativa com grande exuberância, a qual fica ainda mais pronunciada quando o vinho vem da colheita tardia.
Por causa dos grandes aromas dos seus vinhos, o Alto Adige è comparado a Alsácia, com a qual ha em comum vários vinhedos, como Riesling, Pinot Grigio, Pinot Blanc, Sylvaner, Muscat, Pinot Noir. É importante ressaltar que a produção na Alsacia é quase exclusivamente de vinhos brancos, enquanto no Alto Adige, 54% do vinho produzido é tinto.
Atualmente a viticultura intensiva ocupa quase exclusivamente as colinas do Valle dell'Adige entre Merano e Salorno, a Valle dell'Isarco entre Bolzano e Bressanone, e parte da val Venosta.

A área classica de cultivo de langrein coincide com a cidade de Bolzano, em particular, Gries, cidades com solo quente e permeável, adequado a viticultura e garantindo a produção de vinhos de qualidade.

Eu adoro os vinhos do Alto Adige, em particular os de Terlano.


Gastronomia



A região é famosa pela criação de gado, com maior produção de carne e leite, e de frutas, como maçãs.

Tambèm tem muita produção de batata, sempre presente na culinária local.
Sem falar, no famoso Speck, feito a partir da coxa do porco, que são desossada e submetida a secagem com sal, alho, zimbro, louro, pimenta, ervas e fumaça, utilizando madeira e arbustos de zimbro doce fresco.

Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com