Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

domingo, 2 de janeiro de 2011

Barbaresco

O Barbaresco é um vinho tinto do Piemonte, e estar na lista dos mais famosos da regiao, já conhecido pelos romanos, este vinho nos séculos sò melhorou a sua imagem, e hoje é consagrado como uma das melhores realidades em termo de vinho, e essa fama nao è apenas na Italia.

A área de produção inclui os municípios de Barbaresco, Neive, Treiso e Alba na província de Cuneo.
O solo das colinas a leste de Alba é geralmente argilo-calcários e estão localizados entre 350-450 metros acima do nível do mar. Os fabricantes dessa area produzem vinhos excepcionais, mas isso não quer dizer que os outros produtores, que se encontram em outras areas nao produzam vinho muito validos tambèm.

Sempre elegante, o Barbaresco expressa personalidades diferentes, dependendo dos terrenos: os vinhos de Treiso são mais estruturados, os de Neive sao mais refinados, e em Barbaresco se encontra a area mais antiga de produçao.

Durante muitos meses, o vinho é envelhecido em barris e melhora o seu sabor sempre suave, expressando todo o calor, mantendo-se ricos em taninos, que lhe dão grande estrutura.

Carateristicas:
Uva: Nebbiolo

Teor alcoólico minimo: 12,5%

Perriodo de envelhecimento: Mínimo 26 meses

Melor epoca para o consumo: em média 10-15 anos, mas pode ser mais longo.

Existe tambèm outros tipos de Barbaresco, com um envelhecimento mínimo de 50 meses.

Com certeza este vinho satisfaz até os mais exigentes paladares. O Barbaresco combina com perfeição com pratos de carne vermelha, rico de aromas e sabores intensos e persistentes, outra boa ideia è tomar esse vihno com um prato preparado com as famosas trufas de Alba, ou com pratos de caça e queijo envelhecido.

Saiba mais: As primeiras garrafas de Barbaresco foram comercializadas em 1894, graças ao grande especialista de vinicultura Domizio Cavazza, o qual reuniu uma dúzia de produtores locais, criando a Cantina Sociali di Barbaresco, para a produçao desse grande vinho.

O Barbaresco foi reconhecido como DOCG (Denominaçao de Origem Controlada e Garantida) em 1980.


Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com