Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Cantina Produttori di Terlano

Fundado em 1893, com mais de um secolo di história, a Cantina Produttori di Terlano não é apenas uma das cantinas mais antigas do Alto Adige, mas é sem dúvida uma das melhores (como definido na prestigiosa revista Decanter).

E' desta area que provem alguns dos mais importantes vinhos brancos italianos. Vinhos bracos capazes di durar ao longo do tempo, permanecendo vivo e de otima qualidade depois de várias décadas. Nao a caso se diz que os vinhos brancos de Terlano desafiam o tempo.

Os vinhos brancos di Terlano sao produzidos em grande parte com Pinot Blanc, o qual se tornou sinônimo de vinhos brancos italianos, no entanto, sem adotar o estilo francês que prever o envelhecimento em barris.

Terlano tem um terroir único, e uma natureza ideal para garantir a longevidade, a vitalidade e o frescor aos vinhos, graças ao conteúdo de pórfiro dos solos (que rende duradouro os vinhos brancos), sem falar no micro-clima, e da localização das vinhas, que pode chegar a quase 900 metros de altura. E tudo isso rende os vinos brancos de Terlano mais complexos, com maior equilíbrio desde o início.

A Cantina Produttori estar na pequena lista dos melhores produtores de brancos italianos.

Mais de 45% dos vinhedos do sul do Tirol são plantados com uvas brancas e a tendência é aumentar. Os vinhos do sul do Tirol são distinguidos pelo seu sabor frutado e fresco. As uvas brancas como a Gewürztraminer, Sylvaner, Müller-Thurgau, Riesling, Sauvignon, Veltliner e Kerner são conhecidos e apreciados em toda a Itália e tambèm além das fronteiras nacionais.

 Aqui está uma lista dos mais famosos vinhos brancos:

  • Pinot Blanc: A Pinot Blanc é um vinho branco fresco e frutado, cor amarelo-esverdeada para amarelo-pálido, com um ligeiro aroma de maçã.
  • Chardonnay: Chardonnay é um vinho branco muito apreciado e solicitado, amarelo-esverdeado, aroma frutado e delicado, seco e fresco.
  • Pinot Grigio: vinho branco com sabor delicado, suave e agradável.
  • Gewürztraminer: Gewürztraminer é, entretanto, um dos vinhos mais populares do Alto Adige. É um vinho branco de or amarelo palha ao amarelo dourado, bem estruturado.
  • Müller-Thurgau: A Müller-Thurgau é um vinho saboroso branco do amarelo esverdeado ao amarelo-pálido com uma delicada fragrância.
  • Sauvignon: A Sauvignon é um vinho branco e fino, ligeiramente aromático, amarelo-esverdeado, com forte perfume de ervas.
  • Silvaner: Silvaner é um branco agradavelmente fresco na cor do amarelo-claro esverdeada, com cheiro de feno cortado.
  • Moscato Giallo: Vinho de sobremesa delicado e aromático, a cor vai do amarelo ao amarelo-dourado, com um aroma de uvas e um forte sabor doce.
  • Riesling: Riesling, da Alemanha, é um vinho cor da luz amarela esverdeada, e um pouco etéreo.
  • Kerner: Kerner é um branco aromático, de cor amarelo pálido com tons esverdeados, e com fragrância delicada.
  • Veltliner: Veltliner é um vinho branco fresco e frutado, agradavelmente aromáticos cor amarelo-esverdeada, com aromas delicados de flores e ervas.
  • Italiano Riesling: A Riesling Italiano é um vinho branco fresco e vivo de cor verde-claro a amarelo-pálido, com uma fragrância delicada e sutil.

Visitei Terlano e adorei, para visitar a cantina produttori è preciso marcar data e orario, nas quintas-feira eles tem sempre visitas de grupos, e caso voce passe nesse dia, eles nao fazem problema e inserir outras pessoas durante a visita.
Eles tambèm tem um local para a compra de vinhos e degustaçao, aqui na area de vendas nao precisa marcar orario, è sempre aberta ao publico.

Se voce deseja saber mais sobre o Alto Adige, clique em: http://italiain1bicchiere.blogspot.com/search/label/Alto%20Adige

Fotos:


         Vinhos que degustei: depois foi impossivel nao comprar todos e mais alguma coisa. Maravilhosos!  

 
Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com