Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Curso de Sommelier na Italia

O curso de Sommelier na Italia se dividem em 3 niveis. Hoje iniciou as aulas do terceiro nivel, e assim prossigo a minha viagem no encantado mundo dos vinhos. 
A terceira etapa, é um curso diferente dos outros, onde não apenas se fala sobre o vinho e territorio, mas se entra no mundo da harmonizaçao, nos levando ao caminho dos conhecimentos da cultura da comida. Acho fantastico a capacidade de harmonizar comida e vinho, e quando voce consegue fazer isso, na minha opiniao è como unir dois coraçoes em um sò coraçao. Entao, vamos viajra juntos na busca de um casamento perfeito!

 A Associazione Italiana Sommeliers (AIS), é a mais antiga das associações de sommeliers italiana, e organiza o curso de qualificação profissional para Sommelier.

 O currículo está dividido em três níveis e permite-lhe entrar no fascinante mundo do vinho, dominado pelo bom gosto e requinte.

O Nível 1 explora os temas da técnica de viticultura, degustação de vinho e serviço, que formam a base do profissional Sommelier, desde a temperatura correta de serviço de vinhos a organização e gestão da adega.
O preço do curso é: 500,00 euros
Livro utilizado: 
 
                                         O MUNDO DO SOMMELIER
                                                          Páginas: 460


                                                      A DEGUSTACAO
                                                           Páginas: 240
 


 O Nível 2 explora o vinho com especial atenção a sua forte ligação com o território. O nível 2 também aperfeiçoa a técnica de degustação de vinhos, crucial, a fim de apreciar todas as nuances sensoriais e, em particular, a de expressar uma opinião sobre a sua qualidade.
Preço do curso: 520,00 euro
Livros utilizados:


                                                           VINHO ITALIANO

A publicação está dividida em dois volumes para saber mais sobre o património vitivinícola da Italia.
 O primeiro volume descreve as características gerais de cada região italiana, considerando a história da produção de vinho, o ambiente e a gastronomia.
No segundo volume é aprofundada a discussão sobre os vinhos de Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG) e Denominação de Origem Controlada (DOC), com a inclusão de listas de IGT (Indicaçao Geografica Tipica).
Volume 1 contem 370 páginas e o  Volume  contem 704 paginas


                                                 O VINHO NO MUNDO
Esse livro nos leva a uma longa viagem através montes, vinhas e adegas de todos os continentes, da Europa as Américas, da Austrália à Nova Zelândia, da África do Sul a partir do Oriente, para descobrir um fascinante mosaico de culturas e gostos, estilos e filosofias produção.
Páginas: 558
 
O nível 3 lida com a técnica de degustação de alimentos e, especialmente, combinando alimentos e vinho, através do uso de uma placa gráfica e os testes práticos com os sabores dos alimentos e vinhos diferentes.
Preço do curso: 650,00 euro
Livro utilizado:

                                                 A COMIDA E O VINHO

Se a descoberta do mundo do vinho é uma aventura fascinante, sua harmonizaçao com alimentos oferece uma visão ainda mais interessantes.
Páginas: 478

Na conclusão dos 3 niveis, tem uma prova escrita e oral relacionado aos conhecimentos das tres etapas. Alèm de uma prova pratica de serviço do vinho.  Ao superamento das provas voce recebe o título de Sommelier AIS.

Autora: Micheline Bavutti