Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Curso de Sommelier na Italia

O curso de Sommelier na Italia se dividem em 3 niveis. Hoje iniciou as aulas do terceiro nivel, e assim prossigo a minha viagem no encantado mundo dos vinhos. 
A terceira etapa, é um curso diferente dos outros, onde não apenas se fala sobre o vinho e territorio, mas se entra no mundo da harmonizaçao, nos levando ao caminho dos conhecimentos da cultura da comida. Acho fantastico a capacidade de harmonizar comida e vinho, e quando voce consegue fazer isso, na minha opiniao è como unir dois coraçoes em um sò coraçao. Entao, vamos viajra juntos na busca de um casamento perfeito!

 A Associazione Italiana Sommeliers (AIS), é a mais antiga das associações de sommeliers italiana, e organiza o curso de qualificação profissional para Sommelier.

 O currículo está dividido em três níveis e permite-lhe entrar no fascinante mundo do vinho, dominado pelo bom gosto e requinte.

O Nível 1 explora os temas da técnica de viticultura, degustação de vinho e serviço, que formam a base do profissional Sommelier, desde a temperatura correta de serviço de vinhos a organização e gestão da adega.
O preço do curso é: 500,00 euros
Livro utilizado: 
 
                                         O MUNDO DO SOMMELIER
                                                          Páginas: 460


                                                      A DEGUSTACAO
                                                           Páginas: 240
 


 O Nível 2 explora o vinho com especial atenção a sua forte ligação com o território. O nível 2 também aperfeiçoa a técnica de degustação de vinhos, crucial, a fim de apreciar todas as nuances sensoriais e, em particular, a de expressar uma opinião sobre a sua qualidade.
Preço do curso: 520,00 euro
Livros utilizados:


                                                           VINHO ITALIANO

A publicação está dividida em dois volumes para saber mais sobre o património vitivinícola da Italia.
 O primeiro volume descreve as características gerais de cada região italiana, considerando a história da produção de vinho, o ambiente e a gastronomia.
No segundo volume é aprofundada a discussão sobre os vinhos de Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG) e Denominação de Origem Controlada (DOC), com a inclusão de listas de IGT (Indicaçao Geografica Tipica).
Volume 1 contem 370 páginas e o  Volume  contem 704 paginas


                                                 O VINHO NO MUNDO
Esse livro nos leva a uma longa viagem através montes, vinhas e adegas de todos os continentes, da Europa as Américas, da Austrália à Nova Zelândia, da África do Sul a partir do Oriente, para descobrir um fascinante mosaico de culturas e gostos, estilos e filosofias produção.
Páginas: 558
 
O nível 3 lida com a técnica de degustação de alimentos e, especialmente, combinando alimentos e vinho, através do uso de uma placa gráfica e os testes práticos com os sabores dos alimentos e vinhos diferentes.
Preço do curso: 650,00 euro
Livro utilizado:

                                                 A COMIDA E O VINHO

Se a descoberta do mundo do vinho é uma aventura fascinante, sua harmonizaçao com alimentos oferece uma visão ainda mais interessantes.
Páginas: 478

Na conclusão dos 3 niveis, tem uma prova escrita e oral relacionado aos conhecimentos das tres etapas. Alèm de uma prova pratica de serviço do vinho.  Ao superamento das provas voce recebe o título de Sommelier AIS.

Autora: Micheline Bavutti

10 comentários:

  1. Ciao Micheline, come stai?

    Estou em SP e gostaria de saber qual a duração deste curso (os 3níveis)? E há um sistema quem está fora da Italia, ou seja, incluso hospedagem e alimentação?

    Aguardo seu retorno.

    Grazie mille,

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rodrigo, o curso pela AIS (Associaçao Italiana Sommelier, dura 3 meses cada nivel. E' feito em todas as regioes da Italia, e a hospedagem e alimentaçao fica por conta sua.

      Excluir
  2. Natália Pimentel30/9/12 4:43 PM

    Michele, quanto tempo dura cada nível? É possível fazer só o nível 1 por exemplo? Grata de sua atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Natalia, è possivel fazer um nivel de cada vez, eu mesma fiz assim, fiz o primeiro, depois de 1 ano fiz o segundo e etc ...
      Voce pode fazer sò um nivel, mas receberà o diploma de sommelier so' depois de concluir os 3 niveis e superar a prova escrita, oral e de serviço do vinho.
      Obrigado pela visita al blog.

      Excluir
  3. Weslei Leal

    Como e onde consigo comprar este curso e o permesso para cursa-lo na região de Trento??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom tarde Weslei, voce pode compra o curso diretamente no site da Associaçao Italiana de Sommelier: www.aisitalia.it - cada regiao tem uma delegaçao de curso.
      O site de trento è: www.aistrentino.it
      Eles iniciaram uma nova turma agora dia 11 de fevereiro e vai atè dia 20 de maio.
      Obrigado pela visita al Blog.
      Micheline Bavutti

      Excluir
  4. bom dia Natalia, li acima que o curso duara tres meses, vc poderia me informar quantas vezes por semana e quantas horas de aula por dia?
    Obrigada,

    ivoni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ivoni, geralmente sao 2 vezes por semana. Com duraçao de 2:30 cada uma.
      Obrigado pela visita ao blog,
      Micheline Bavutti

      Excluir
  5. Boa tarde; navegando encontrei seu blog e fiquei feliz. Estou indo em novembro para Roma no objetivo principal de fazer um curso de 30 dias. Porém, não tenho ainda refências de um curso bacana, que seja de introdução mesmo. Você poderia me indicar uma escola que forneça esse tipo de curso? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ariane, geralmente os cursos duram 3 meses, mas durante a sua estadia em Roma, voce pode partecipar de varias degustaçoes, sao muito interessante e voce ao mesmo tempo adquire conhecimentos em relaçao a cada regiao em pauta.
      No momento nao conheço nenhum curso que dura apenas um mes. Mas sim essas degustaçoes que as vezes duram varios encontros, concentrandosi em uma regiao especifica. Voce pode verificar no site da AIS de Roma, os eventos quando voce estiver por aqui. Boa sorte!
      site: www.bibenda.it
      Boa sorte e obrigado pela visita ao blog.
      Micheline Bavutti

      Excluir