Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Uma viagem no mundo do vinho argentino

Esse "post" è o primeiro que descreve a minha viagem a Argentina. Quando eu recebi o convite da parte de um grande enologo italiano e membro da Acadèmie Internationale du Vin a partecipare dessa viagem, fiquei entusiastica. Era uma ocasiao maravilhosa, um modo de conhecer mais sobre os vinhos argentinos, sem falar no privilegio de estar com os membros da Acadèmie, formada por importantes enologos europeis e etc.
Nos ultimos anos a Argentina se faz notar pelo o bom nivel dos vinhos produzidos com uvas tintas. As condiçoes climaticas das principais areas de produçao condiciona fortemente o carater dos vinhos argentinos, ricos de alcool, taninos e estrutura, ma com baixa acidez.
A minha viagem a descoberta do mundo do vinho argentino inicia no dia 16 de março do aeroporto de Malpensa a Milao, direto a Sao Paulo e depois Buenos Aires.
Chegamos em Buenos Aires e fomos direto para o Hotel Madero, como estavamos cansados, decidimos relaxar no hotel e sair sò a noite para jantar.
A Argentina è sinonimo de famosas carnes as quais encontram nos grandes vinhos tintos dessa terra o complemento ideal.
Escolhemos como Restaurante para abrir a nossa primeira noite na Argentina o restaurante La Cabrera no bairro de Palermo, è considerado como o lugar ideal para comer a melhor parrilla de Buenos Aires. Eu indico a visita, a carne era simplismente magnifica.

                                     

Assim começou a minha viagem na Argentina, com muita carne e vinho tinto. Amanha iniciaremos com as degustaçoes.

Saiba mais sobre o mundo dos vinhos argentinos:

A introduçao dos vinhedos no territorio Argentina foi nel 1557, graças ao missionario Juan Cidròn che as trouxe provavelmente do Cile e do Peru e plantò a Santiago del Estero, uma localidade localizada no territorio setentrional do paìs, e se difundiu na area de San Juan e Mendonza, atè hoje esses dois è o principal polo produtivo do paìs.
Mas a produçao comercial do vinho se desenvolveu verso o fim do 800, graças ao conhecimento dos imigrantes europeus, em particular, os italianos que levaram ao paìs sua tradiçao fortemente legada ao vinho.

O frances Aimè Pouget è considerado um dos pioneiros da vinicultura argentina, o qual no fim do XIX seculo realizou um vinheto esperimental a Mendonza e introduziu alguns vinhedos, entre os quais Chardonnay e Malbec.
Muito importante foi tambèm Tiburcio Benegas, que em 1883 realizou, sempre na area de Mendoza, um vinhedo de 250 hectares e uma adega modelo chamada El Trapiche, um exemplo concreto da imitar da parte de muitos impreendedores.

Um papel importante no esvilupo da viticultura vem feito da muito tempo da parte de investidores estrangeiros. No final dos anos 50 a Moet&Chandon - Bodegas Chandon y Terrazas, foi o primeiro grupo a se interesar do potencial argentino, em seguida em 1996 da Pernord-Ricard, que comprou Etchart, e do grupo portugues Sogrape, que em 1998 comprou Finca Flichman.
Sucesivamente numerosos compradores americanos, chilenos e europeis, se dedicaram com atençao ao estudo dos vinhedos argentinos.
Alguns dos grupos mais renomados sao: Jacques e Francois Lurton, Michel Rolland em sociedade com outros investidores locais, interesados a vinhos de qualidade, destinado ao mercado internacional e com uma excelente relaçao qualidade/preço.
O exemplo masi eclatante è la colaboraçao tra Chateau Cheval Blanc, Saint-Emilion Premier Grand Cru Classè A e Terrazas, filial argentina de Moet&Chandon, que crearam o grande Cheval dos Andes, um vinho obtido da malbec e carbenet sauvignon, com perfumes intesos de frutas vermelhas e tabaco, di grande concentraçao e elegancia de taninos.

A Argentina è o quinto paìs ao mundo per produçao vinicola e o oitavo per area de vinha.

O paìs oferece uma grande variedade de clima, daquele Tropical no nordeste e aquele Polar no sul, com inacreditaveis diferenças de temperatura nas diferentes regioes.



As uvas tintas dominam a viticultura argentina e ocupano mais de 3/4 da superficie. Entre as variedades destinada a produçao de melhor qualidade, o malbec è o mais coltivado e nos anos se trasformou na bandeita enologica argentina, seguida da carbenet sauvigno, syrah, merlot, tempranillo, e entre aqueles italianos estar a bonarda, barbera, nebbiolo e sangiovese.
O pinot nero conferma a sua escrasa adaptaçao ao clima quente e os vinhedos plantados com esse nobile vinhedo sao molto limitados.
As uvas brancas na produçao de vinho no paìs sao: pedro jimenez, torrentes riojano, chardonnay, sauvignon blanc, trebbiano e chenin blanc.

Areas vitivinicolas:

  • Salta
  • La Rioja
  • San Juan
  • Valle del Perdenal
  • Mendonza
  • Luyan de Cuyo
  • Maipu
  • Neuquèn
  • Rio Negro
Em breve seguiremos juntos nessa viagem pela mundo do vinho Argentino. Atè o proximo "post"!

Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário