Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

sábado, 20 de julho de 2013

Bodega Vistalba

Nossa viagem pelo mundo do vinho argentino continua, demos bye bye a Buenos Aires e seguimos para Mendoza, eu estava super anciosa para chegar à esse magnifico lugar. Infelismente nosso voo atrasou três horas, e assim que chegamos fomos direto para a Bodega Vistalba, do famoso Carlos Pulenta, construída no ano de 2002 em uma propriedade familiar bem no coração de Vistalba (Luján de Cuyo). Uma bonita bodega, desenhada para que na elaboração os vinhos sejam conduzidos por gravidade, evitando-se o uso de bombas. Foram construídas “piletas” de fermentação de cimento. No interior de suas paredes há tubulação de água fria e quente, para controle da temperatura. O nome Vistalba é homenagem à localidade onde está instalada a vinícola. 
Assim que chegamos fomos recebidos pela família Pulenta, como estávamos atrasados fizemos uma breve visita a Bodega e seguimos diretamente para o almoço e degustaçao no restaurante da propriedade La Bourgogne.
Na nossa breve visita gostei muita da parede que è feita com o proprio solo em que se encontra.

Sob forte impacto na mídia, a Bodega Carlos Pulenta lançou sua primeira linha de vinhos em meados de 2005: Vistalba. 
Carlos Pulenta é uma Bodega familiar de 53 hectares de vinhedos bem perto da Cordilheira dos Andes, nos pés do imponente “Cordón del Plata”, onde a Malbec atinge grande expressão por conta das virtudes do solo irrigado com água do Rio Mendoza. Os vinhedos, de 980 metros de altitude, datam de 1948 e os mais recentes de 1999. A Bodega conta com alta tecnologia, mas não abre mão de alguns procedimentos tradicionais, eis que os vinhos de longa maceração são fermentados em tanques de cimento com temperatura controlada e amadurecidos em toneis de carvalho francês. Enfim, por essas e outras razões, a crítica aponta essa Bodega como uma das referências na vitivinicultura Argentina. 
A história da marca Vistalba começou há mais de 60 anos, quando a família Pulenta iniciou o plantio de videiras na região. A família foi uma das precursoras na indústria do vinho daquela região e até hoje é uma das referências do país. A empresa é reconhecida pela dedicação na elaboração de vinhos elegantes e completos.
Carlos Pulenta, atual presidente e proprietário da Bodega Vistalba é a segunda geração de uma família com larga tradição nesta arte. Sua adoração pelos vinhos é tão profunda quanto sua experiência no assunto. Antes de comandar a Bodega Vistalba, Carlos fundou a Bodega Peñaflor – Trapiche, deixando-a para assumir a presidência das Bodegas Salentein.
Pulenta também é o responsável pela elaboração do Tomero Malbec, o vinho que já obteve o título de melhor do mundo.

Para mais detalhes visite o site da Bodega: www.pulentaestate.com

Veja fotos:






















Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário