Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Vinho tinto para o planeta


O vinho è o protagonista de uma recente descoberta: foi publicado na renomada revista da FASEB (Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental) a importancia do vinho para as futuras viagens espaciais.

Como sabemos a tecnologia espacial hoje estaria pronta para enviar seres humanos para além dos limites da Lua, a Marte e além. No entanto, o verdadeiro problema é a saúde dos astronautas. De fato, foi visto que um período muito longo de tempo de ausência de gravidade e sedentarismo teria efeitos terríveis sobre os ossos e insulina humana. Por outro lado, em uma cápsula espacial é praticamente impossível realizar exercícios físicos e, mais importante, criar gravidade artificial.

A solução veio a partir de experimentos realizados em dois grupos de ratos. Eles foram mantidos suspensos pelas pernas traseiras e rabo para simular as condições do espaço.
O primeiro grupo foi alimentado normalmente, e ele rapidamente mostrou sinais de perda de massa muscular, resistência à insulina e diminuição da densidade mineral óssea com maior facilidade de quebra.
No segundo grupo foi, no entanto, regularmente aministrado o jà famoso resveratrol, os fenólicos contidos na casca da uva.
Os resultados foram surpreendentes. Nenhuma das complicações descritas no primeiro grupo ocorreram nos ratos do segundo grupo. Outros estudos foram feitos e deram confirmações brilhante. O líder da pesquisa, Prof Weissman, disse com a descoberta: "O vinho pode se tornar o" pão "dos viajantes da Via Láctea."

Serà que o novo "combustível" para o futuros pioneiros do espaço serà o vinho? Ainda bem que fora da gravidade da Terra ainda nao existem bafômetros!

Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário