Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Um vinho sublime ... Gevrey-Chambertin de Denis Mortet

Você se lembra o momento exato onde nasceu o seu Amor por um Vinho em particular?

O inicio do meu amor por esse vinho, ficará marcado na minha vida para sempre. Tudo começou, na noite de 16 de fevereiro 2012, em um memorável jantar com um amigo no Restaurante Cracco em Milão, 2 estrelas Michelin e na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo.

Chegou na mesa uma Carta de Vinhos espetacular, naquele noite, a minha única escolha foi em relação a tomar um vinho tinto, e deixei o resto por conta daquele Grande Mestre.
Se fecho os olhos ainda me lembro daquela frase: "Você è uma mulher de Pinot Noir". Tiro certeiro, me identifico muito com essa uva, me acho muito parecida com ela, acredito que quem a utiliza na produção dos seus vinhos, sabe exatamente a coisa estou me referindo.

O vinho da noite foi Gevrey-Chambertin de Denis Mortet, safra 2002. E foi nesse momento, naquela noite de fevereiro de 2012, com o primeiro gole daquele vinho, que o meu coração começou a bater forte, muito forte, pela Borgonha, e em particular pela região de Gevrey-Chambertim.

Gevrey-Chambertin está localizado no extremo norte da costa De Nuit, no coração da Borgonha, famosa pela produção de grandes vinhos tintos. E'è a primeira cidade de grande reputação da Côte d'Or.
A combinação perfeita de características geomorfológicas e exposição dos vinhedos produz vinhos potentes, muitas vezes, capaz de desafiar o tempo. A estrutura de sua Pinot Noir é lendária, tanto que atraiu até mesmo a admiração de Napoleão Bonaparte. As condições climáticas e em particular a estrutura do subsolo, fazem a diferença. Ao norte-oeste do centro habitado de Gevrey-Chambertin se abre um vale que contribui com o fluxo de massas de ar fresco e seco do Norte, contribuindo para a escursao térmica dia/noite, o que faz bem a Pinot Noir e as uvas em geral. Além disso, o fluxo de ar seco ajuda a manter limpar as videiras da mofo indesejado.Os grande Crus de Gevrey-Chambertin são situados ao longo dessa colina. Chambertin é sem dúvida o mais estruturado do Grand Cru da cidade.

E 'nesta área histórica, sonhada por amantes do vinho em todo o mundo, que se encontra a Domaine Denis Mortet, um dos mais famosos na área. Em 1993, Denis Mortet, após um período de treinamento, ele sucedeu a seu pai, Charles, que fundou o Domaine em 1956.
Desde então, o crescimento e popularidade da Maison se eleva para fazer uma estrela de primeira grandeza no mundo do vinho.
No entanto, o mal-estar da vida leva ao suicídio Denis em 2006. Agora quem conduz a Maison é o seu filho Arnaud.
Me emocionei lendo sobre Denis Mortet, ele se foi, mas os seus vinhos permanecem, dando emoções e nos fazendo lembrar desse homem que para mim fez um vinho verdadeiramente SUBLIME!


A coisa interessante è que todas as vezes que bebi o vinho de Denis Mortet, foi em uma ocasião especial, não porque eu estava comemorando uma data em particular, mas sim porque o momento era perfeito, e a companhia era magnifica!

Safras que degustei: 2002/2004/2005

Preferi não descrever as caratteristicas do vinho, o meu conselho è, compre a sua garaffa de Gevrey Chambertin de Denis Mortet, abra com a pessoa que você ama, e se deixe trasportar pela emoção que esse vinho 100% Pinot Noir vai lhe proporcionar ... pura harmonia! Tin Tin

Para saber mais visite o site da Maison: http://www.domaine-denis-mortet.com/

Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário