Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Esiste conflito de interesse no mundo do vinho?

Serà que o nosso querido vinho, do qual escrevemos com tanta paixão é estranho ao conflito de interesse?


Quando o assunto é conflito de interesse, da política à economia, passando pelo Judiciário, entre outros, essa palavra faz parte do cotidiano, existem alguns setores na Itália e no exterior que nao conseguem evitar o uso pessoal de seus cargos. Incluindo o vinho.

Sabemos que sao muitos os serviços de avaliação de vinhos presentes no mercado.
Mas esiste uma organização não-partidária, como o Sec em matéria de finanças, com o objetivo de evitar conflito de interesse pontencial?

O que sabemos, è que esiste um grande número de serviços de classificação de vinhos, financiados por todos que compram aquela tao prestigiosa garaffa de vinho.

Entre os principais estar a The Wine Advocate de Robert Parker, o The Burghound de Allen Meadows e a The Wine Spectator Magazine. Sao esses os chamados críticos de vinhos, e o mais famosos é Robert Parker, o qual anualmente visita varias cantinas de produtores no mundo, degustando seus vinhos e dando uma sua avaliaçao pessoal.

Mas é certo que a voz de um único critico influencie o nível e acima de tudo, o preço de uma etiqueta, ou seja, de uma garaffa de vinho?

Atè porque o Sr. Parker pode chegar a degustar até mil vinhos por dia, e sendo assim podemos nos perguntar: temos a certeza de que a capacidade de percepção não muda?

Ainda è atual esse metodo de avaliaçao? Especialmente na era da Internet, redes sociais e blogs relacionados ao vinho?
 
Voce sabia que o influente Wall Street Journal criticou duramente a avaliaçao de Parker e o seu newletter The Wine Advocate, depois que descobriu que uma vinícola australiana, a Wine Australia, financiou com 25 mil dólares a viagem para a Austrália no colaborador de Parker Jay Miller.
O fenômeno não é isolado, o Wall Street, tambèm mostra que outro colaborador de Parker, chamado Mark Squires, teria ido a Portugal, Grécia e Israel sempre com viagens pagas por agências governamentais ou empresas vitivinicolas.
 
Voce pode ler a materia neste link: http://online.wsj.com/article/SB124330183074253149.html
 
Serò que a difusao de enofilos, blog e criticos de vinhos na internet, nao esteja abalando alguns metodos de pontuaçoes de vinhos, jà fonte de tantas duvidas no passado?

Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com
Foto: vini e sapori
Fonte: Rating: è bufera anche sul vino, de Lorenzo Simoncelli.

Um comentário:

  1. Micheline
    Realmente é um tema que temos que prestar atenção. Sem dúvida o mundo está mudando a sua forma de buscar informações. É claro que os vinhos avaliados pelo Parker com mais de 90 pts são bons, mas acredito que as pessoas têm buscado mais informação na web. Não temos só alguns "entendidos", mas sim milhares de opiniões de consumidores, como nós bloggers, que compramos nosso vinho no dia a dia e postamos lá com o intuito de fazer com que o vinho torne-se mais democrático.
    Acho que Parker e seus amigos precisam ficar atentos... :))
    Um abraço
    Daniel

    ResponderExcluir