Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

sábado, 4 de junho de 2011

Charta del Lago de Caldaro

A Charta consiste em uma auto-regulamentaçao feita e assinada conjuntamente por pelo menos 19 produtores de vinho local, o que garante ao consumidor uma seleção de vinhos de qualidade superior. O vinhos sao produzidos com uvas Schiava, a qual nos ultimos anos vem mostrando um grande interesse da parte do consumador.
Os produtores que assinaram a Charta devem seguir um especifico e rigoroso disciplinar na produçao do vinho, o qual è reconhecido pelo selo de qualidade na etiqueta com a frase "Selection Kalterersee DOC", como na foto ao lado.

A Caldaro esiste mais de 600 hectares de vinhedos plantados. Mais de 260 hectares sao de uva Schiava, uma videira que aqui encontra o seu habitat natural pelo o clima mediterrâneo e pela particularidade do solo vulcânico, mas apenas uma centena desses hectares respondem aos rigorosos criterios de qualidade previsto no disciplinar.

O vinho "Selection Kalterersee Doc" é produzido a partir das melhores vinhas plantadas ao redor do lago e cultivadas até 450 metros acima do nível do mar, a colheita è seletiva e manual.

Os produtores:

  1. Cantina Castel Sallegg,
  2. Cantina Kellerei Kaltern,
  3. Cantina Erste + Neue,
  4. Cantina Josef Brigl,
  5. Cantina Lieselehof,
  6. Cantina Ritterhof,
  7. Cantina Peter Sölva e figli,
  8. Cantina Kettmeir,
  9. Cantina Oberpreyhof,
  10. Cantina Manincor,
  11. Cantina Morandell Dominikus,
  12. Cantina Niklaserhof,
  13. Cantina Klosterhof,
  14. Cantina Andi Sölva,
  15. Cantina Steflhof,
  16. Cantina Prälatenhof,
  17. Cantina T. Unterhofer,
  18. Cantina T. Pichler,
  19. Cantina Baron Di Pauli.

Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com

Para saber mais visite o link: http://www.wein.kaltern.com/

Um comentário:

  1. Nossa Micheline, acabei de achar esse seu port. Vou procurar todos esses aqui no Brasil, com um pouco de sorte eu consiga um vinho da schiava por aqui. Obrigado!!! ;-)

    ResponderExcluir