Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Alto Adige: pequena regiao, mas com grandes vinhos.

Alto Adige é uma pequena região da Italia inteiramente montanhosa, 15% do territorio sao Alpes e a terra é improdutiva, 70% é ocupado por florestas, e apenas os restantes 15% são cultiváveis, com resultados de excelente qualidade. Pequena região, mas com grandes vinhos. Apenas 5.366 hectares cultivados, principalmente em media e alta colina..
O terreno da regiao, rico de calcário proporciona vinhos com baixo teor de tanino, enquanto a temperatura da regiao doa vinhos com perfil aromático, elegância e intensidade fora do comum.

As variedades mais cultivadas são os Schiava com seus sinónimos e variedades, Pinot Blanc, Chardonnay, Pinot Neror, o Langrein, Pinot Grigio, Gewürztraminer e Kerner.

Langrein é certamente um dos mais antigos vinhedos do Alto Adige, mas a bibliografia desse vinhedo é bastante lacunosa, e a primeira menção é do ano1400.

Os vinhos tintos feitos a partir da uva Schiava, geralmente não são particularmente conhecido além das fronteiras regionais, o que dificilmente pode ser dito de Gewürztraminer, um nativo de Termeno.

Tramin o Termeno, pode facilmente se indentificar como a patria dessas uvas tão valiosa, e voce pode econtra-la com varios sinônimos, tais como Traminer Rose, Tramin aromáticos e, na Alsácia e Giuria, savagnin. O Traminer é uma casta de uva aromática que é altamente resistente ao frio do inverno, cheio de aromas intensos e elegantes que são totalmente transmitido ao vinho.

Literalmente o nome Gewurztraminer significa Traminer speziato (picante), então, quer dizer algo mais do que aromático, o nome realça a qualidade olfativa com grande exuberância, a qual fica ainda mais pronunciada quando o vinho vem da colheita tardia.
Por causa dos grandes aromas dos seus vinhos, o Alto Adige è comparado a Alsácia, com a qual ha em comum vários vinhedos, como Riesling, Pinot Grigio, Pinot Blanc, Sylvaner, Muscat, Pinot Noir. É importante ressaltar que a produção na Alsacia é quase exclusivamente de vinhos brancos, enquanto no Alto Adige, 54% do vinho produzido é tinto.
Atualmente a viticultura intensiva ocupa quase exclusivamente as colinas do Valle dell'Adige entre Merano e Salorno, a Valle dell'Isarco entre Bolzano e Bressanone, e parte da val Venosta.

A área classica de cultivo de langrein coincide com a cidade de Bolzano, em particular, Gries, cidades com solo quente e permeável, adequado a viticultura e garantindo a produção de vinhos de qualidade.

Eu adoro os vinhos do Alto Adige, em particular os de Terlano.


Gastronomia



A região é famosa pela criação de gado, com maior produção de carne e leite, e de frutas, como maçãs.

Tambèm tem muita produção de batata, sempre presente na culinária local.
Sem falar, no famoso Speck, feito a partir da coxa do porco, que são desossada e submetida a secagem com sal, alho, zimbro, louro, pimenta, ervas e fumaça, utilizando madeira e arbustos de zimbro doce fresco.

Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário