Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O mais famoso Espumante doce italiano

Asti Spumante é certamente o mais famoso espumante doce italiano, unico no seu genero, derivado da uma técnica inventada e aperfeiçoada no Piemonte, que permite ao vinho de conservar o aroma característico de uva fresca.

História, tradição, dedicação, talento empreendedor,  procuram reforçar as características únicas deste vinho.

A área de produção deste vinho inclui 52 munincipios, em uma area jà delineada em 1931, ou seja, 29 municípios da província de Asti, 15 na provincia de Cuneo e 9 na de Alessandria.

Este vinho è produzido esclusivamente com uvas Moscato Bianco,  o qual encontra nesta área o lugar ideal para se propagar e para dar os melhores frutos.

A Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG) é reconhecido a dois vinhos:

  1. Asti ou Asti Spumante
  2. Moscato d'Asti: vinho não-espumante branco.
Produçao do Asti Spumante:

As uvas moscato bianco são prensadas, e o mosto obtido deve resultar limpo, sem partículas sólidas em suspensão, e isso vem feito por meio de clarificação estática, centrifugação e / ou filtração. Depois disso o mosto é refrigerado e mantido a 0 ° C graus, para impedir o início da fermentação indesejável.

Ao longo deste período, que pode ser de 12 a 15 meses, o mosto nao deve ser fermentado, e por isso deve ser sistematicamente verificados e, caso se note uma fermentação, esse vem novamente rifiltrato e refrigerado para separar e inativar leveduras indesejáveis no mosto.
Finalmente, o mosto é fermentado segundo os requisitos previstos no disciplinar de produçao.

A tecnologia para a preparação do Asti Spumante inclui:

  • aquecimento do mosto de 0 ° a 18 ° C, 
  • adição de leveduras selecionadas e
  • condução da fermentação a temperatura controlada entre 18 ° a 20 ° C em um recipiente que tem uma pressão interna de 9 bar (autoclave).
Quando o mosto em fermentação chega a 5 graus de álcool, se fecha as válvulas de escape dos gases de fermentação (dióxido de carbono). O produto deve chegar a 7 graus de álcool como previsto no disciplinar de produçao.
O bloquei da fermentação é realizada por refrigeração. - 3 -4 ° C, filtração e engarrafamento do produto  esterilizado.  O teor alcolico final do vinho è entre 7% e 9,5%.

O Asti Spumante e Moscato d'Asti devem ser consumidos jovens (possivelmente entre o ano seguinte a colheita) assim voce poderà apreciar o aroma do Moscato Bianco na sua completa intensidade tipica.

Temperatura de serviço: Deve ser servido frio, 6 ° e 8 ° C.

Excelente para ser bebido com sobremesas. E combina perfeitamente com bolo de avelã.


O vinho Asti Spumanti recebeu o reconhecimento DOCG (Denominaçao de Origem controlada e Garantida) em 1993.

Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário