Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O "rei dos vinhos, o vinho dos reis"

Barolo, sò o nome deste vinho inspira um certo respeito. Nao è por acaso que è considerado o rei dos vinhos.

O Barolo é certamente um dos vinhos que representa na melhor maneira o patrimonio enologico italiano no mundo, verdadeiro orgulho para todos aqueles que, durante gerações, estão envolvidos na produçao de questo vinho, atingindo níveis de excelência absoluta.

Este magnifico vinho tinto è produzido no Piemonte, e ha come centro a cidade de Barolo, incluindo outras cidades como: Castiglione e Faletto Serralunga d'Alba e parte da Cherasco, Diano d'Alba, Grinzane Cavour, La Morra, Monforte d'Alba, Novello, Roddi e Verduno, na província de Cuneo .

Para a produçao desse vinho vem utilizadas uva Nebbiolo ao 100%: a nebbiolo é uma variedade de uva, muito ligada a esta terra, e isso porque essa uva nao dar resultados positivos fora do Piemonte e Lombardia.

Este vinho deve ter um teor alcoólico de no minimo: 13%

Deve ser envelhecido por um periodo minimo de 38 meses

Melhor epoca para ser consumido: em média 10-20 anos, mas pode ser um periodo mais longo.

Atualmente muitos produtores adotam novos princípios de produção e de envelhecimento e, em alguns casos, atè mesmo uma "filosofia" diferente na produçao deste vinho.

  1. Quem adota o principio da "tradição" prefere um vinho mais robusto e tânico, de longo envelhecimento em barris de carvalho de grande porte. Utilizando o modo tradicional o vinho é produzido com um processo de longa maceração, ou seja, as cascas das Nebbiolo ficam em contato com o mosto na fermentação durante 20 dias ou mais - isto é feito para extrair bastante tanino para o vinho. O resultado é um vinho muito forte, tânico e robusto, que precisa de mais de dez anos para se desenvolver e encontrar seu equilíbrio;
  2. Outros produtores estão se concentrando na "inovação", usando pequenos barris, com o objetivo de produzir um vinho um pouco mais suave, com um tempo sensivelmente mais curto. O período de contato das cascas da uva durante a fermentação é menor, geralmente de uma semana, e o tempo de envelhecimento em barris de carvalho também é menor. O vinho fica pronto para beber mais cedo, mas não tem a longevidade do tradicional.

Hoje podemos encontrar doi tipo de Barolo à venda, um produzido com o metodo tradicional e outro com o metodo moderno.

O Barolo è um vinho DOCG (Denominaçao de Origem Controlada e Garantida) desde 1980.

Outros tipos de Barolo:

  • Riserva: o Barolo pode ser considerado riserva, quando o seu envelhecimento, é de pelo menos, 62 meses.
  • Barolo Chinato, esse vinho é preparado utilizando como vinho base o Barolo.
Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com
 
Foto: site de regioni italiane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário