Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Schiava

Geralmente quando se fala em vinhos da regiao do Alto Adige, muitas pessoas automaticamente pensam em vinhos brancos, mas nessa terra onde os vinhedos sao um elemento significativo, se produz principalmente vinhos tinto. A schiava è a uva mais representativa da regiao, com quase 60% de toda a produção de vinho, seguido por lagrein com apenas 6% e assim por diante de todos os outros tipos.

A Uva Schiava tem origem antiga, jà era mencionada em operas do XIII secolo. Seu nome deve derivar do tipo de cultivo das plantas, uva schiava era definido como aquelas variedades, atè mesmo diferentes entre elas, que eram cultivadas em baixa tensão ao longo das linhas e ligados entre si, ao contrário, dos outros tipos de uva que eram cultivadas com os cachos mais elevados.
Mais que uma videira, è melhor falar de um grupo de variedade de uvas das quais fazem parte:

Schiava Grossa: seu nome deriva das suas características particulares, ou seja, do tamanho dos cachos de uvas que è particularmente grande.
Sinonimos que voce pode encontrar nas garaffas de vinho produzidas com essa uva: schiavone, uva meranese, grossvernatsch, frankenthal, frankenthaler, trollinger.

 
 
 
 
 

  • Schiava Grigia: é uma variedade particularmente resistente que se adapta bem a qualquer terreno, o seu nome provavelmente deriva do pruinose, um véu cinzento que cobre a cor azul-violeta das peles das uvas.
  • Sinonimos: grau vernatsch, grauer.


  • Schiava Gentile: também conhecida como schiava menor pelo tamanho dos cachos, foi descrita pela primeira vez em 1906 da Molon e posteriormente nel 1932 da Rigotti.

Sinonimos: schiava piccola e media, kleinvernatsch, mittelvernatsch, rotervernatsch.



Carateristicas:

  • Área de produção: Trentino Alto Adige. A maior área de cultivo da vinha Vernatsch in Alto Adige si encontra proximo ao Lago di Caldaro. O Lago di Caldaro com o seu aroma floral agradável é o mais conhecido dos vinhos Vernatsch. É agradavelmente frutado, macio e tem um corpo harmonioso. O famoso Santa Maddalena, é produzido em Bolzano, aos pés do Monte Corno, e é o mais estruturado dos vinhos Vernatsch. O schiava do Alto Adige é cultivado principalmente nos municípios de San Michele Appiano, Termano e Cortaccia. O Meranese é cultivado ao redor da cidade de Merano, e é o mais perfumado e estruturado dos vinho Vernatsch.
  • Harmonizaçao: Um vinho adequado para as refeições, vai bem com aperitivos e pratos típicos tiroleses, bacon e presunto, mas também com carnes brancas e queijos leves.
  • Temperatura de serviço: 14-16 C
  • A colheita geralmente ocorre no final de setembro ou início de Outubro.
  • Epoca melhor para o consumo: de 1 a 4 anos da safra. E' um vinho para se beber jovem.

  • O schiava é um vinho leve, com taninos baixos. Tem um sabor frutado suave e agradável, que mostra muitas vezes uma pitada de amêndoas amargas. A schiava, de acordo com a área, o solo e o clima, da vinhos com carateristicas e estrutura muito diferentes: é principalmente no Santa Maddalena Classico que esta uva obtem melhores resultados. Santa Maddalena é um dos vinhos de schiava, mais encorpado e persistente, com cheiro da madeira e de frutos como cereja, amêndoa. A cor é mais vermelha, brilho intenso enriquecido pelas notas envolventes perfume de violetas, que se encaixa perfeitamente na harmonizaçao com o coelho, carnes vermelhas e queijos, mas não envelhecidos.
Saiba mais: 

Desde 2004, uma vez por ano, é realizado o troféu Schiava Alto Adige. Um grupo de jornalistas, enólogos e amantes do vinho da Itália, Alemanha, Suíça e Áustria vão degustar os vinhos do sul do Tirol Vernatsch e expressa a sua avaliação. Os melhores vinhos da degustação será atribuído o título de "Schiava do ano".

Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com

Um comentário:

  1. Micheline

    O post é uma aula. Como estou escrevendo sobre as regiões da Itália no blog quando chegar no Alto Adige farei um link com este post.

    Valeu

    Um abraço Peter

    ResponderExcluir