Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Vitis vinifera

As primeiras videiras selvagens, denominada Vitis silvestris povoava a terra 60 milhões de anos atras, enquanto as de Vitis vinifera, a atual videira de vinho conhecida como Vite Europeia, apesar da origem sul-asiática, fez sua aparição mais tarde, por volta provalvemente de um milhão de anos atrás, como evidenciado pelos fósseis encontrados em Travertino de S. Vilvaldo na Toscana e de Fiano Romano.

Em algumas áreas Euro-asiático o cultivo de uva para a produção de vinho remonta a tempos muito recentes, cerca de 5000 A.C, mas as primeiras videiras coltivadas em muda chegaram na Itália por volta de 2000 A.C.

A viticultura na Itália não seguiu apenas a tradição grega, pois já no VIII século. A.C. Os etruscos usavam as árvores para apoiar os ramos da videira.

Mas não foi só o frio a ser um grande inimigo da videira. O destino da espécie Vitis vinifera tem lutado contra mil dificuldades, inclusive entre o meio e o final do 800, o ataque do mofo, fungo parasita que veio da América, e que afetou sobretudo as vinhas francesas e a reduziu de 90%. Ainda mais terrível foi a filoxera, um inseto praga  que atacou as raízes da videira, e que destruiu 85% do património vitivinícolo europeu.

Apenas nos primeiros anos dos 900, com o enxerto das videiras europea sobre raiz de origem americana resistentes à filoxera, foi possível reconstituir as vinhas do Velho Mundo, embora muitas variedades não foram recuperados. Como o problema da filoxera não foi resolvido por completo a única maneira de evitar a repetição de tais catástrofes se continua a recorer ao sistema do enxerto, utilizando os pés de origem americana.

As variedades de Vitis vinifera mais populares em vários continentes são cinquenta, embora na realidade sejam numerosos.

Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário