Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A compra do vinho ao supermercado

Quando decidimos comprar uma garaffa de vinho, a primeira coisa que vem em mente è: Onde posso efetuar uma boa compra?


Alèm das lojas de vinhos, sites de vendas on-line, e a compra diretamente do produtor, coisa muito comum na Italia, esiste outro lugar que ultimamente tornou-se um fato de grande importância na compra de garaffas de vinho: o supermercado.

Para a compra de vinhos importantes, na minha opiniao o ideal è ir a uma loja de vinhos, mas se o vinho que voce deseja comprar è aquele para beber no dia-a-dia, o supermercado é certamente uma alternativa viável e conveniente. Geralmente, os preços sao inferiores aos da enoteca, mas também é verdade que os supermercados não oferecem o mesmo conselho e profissionalismo que voce encontra nas lojas especilazadas na venda de vinhos.


Dificilmente nos supermercados voce vai encontrar um especialista que possa descrever os vinhos como em uma adega.

Penso que é preferível comprar ao supermercado quando voce já conhece o vinho ou tem uma idéia clara do que você quer. Isso pode evitar a confusao na escolha entre uma infinidade de rótulos.

Para ajudar na escolha do consumidor, recentemente na Italia se estar esvilupando uma tendência nos grandes supermercados, onde um departamento è dedicado aos vinho e gerenciado por um sommelier profissional.
Acho isso importante para garantir qualidade aos consumidores e um correto armazenamento das garrafas.

Além disso, seria importante que o supermercado assegurasse um serviço pós-venda: o vinho estragado deveria ser substituído ao cliente.

Se um supermercado tem a capacidade de fornecer garantias suficientes de qualidade, serviços profissionais aos clientes e serviço pós-venda, ai sim, a diferença em comprar um vinho em uma adega ou no supermercado fica muito pequena. A nao ser para os grandes vinhos que ainda não entraram para vendas em supermercados.

Eu particolarmente, evito a compra de vinhos em supermercados por varias razoes. Adoro comprar vinhos em adegas e diretamente com os produtores, nunca comprei um garaffa on-line.


Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário