Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

quinta-feira, 10 de março de 2011

A comprar do vinho na enoteca

Para um amante de vinho não há nada mais gratificante do que a compra de uma garrafa de vinho. Entrando em uma adega, o impacto é mágico. E' muito prazeroso ver aquele enorme quantidade de garrafas espostas, bem organizadas e brilhando, sem falar na infinidade de rótulos em exposição.

As lojas de vinho oferecem uma grande vantagem na hora da compra, as adegas oferecem varias tipologias de vinhos e de diferentes fabricantes. A ampla gama abrange também as safras, e diferentes preços entre os vinhos do mesmo tipo, dando muitas oportunidades de escolha na hora da compra.

A verdadeira força de uma enoteca estar em disponibilizar ao consumidor o conhecimento e experiência, (pelo menos è o que se ver na Italia, em relaçao ao Brasil, entrei para comprar vinhos em adegas, onde a vendedora demostrava pouco conhecimento no assunto, coisa grave na minha opiniao, quando se trabalha em um ambiente deste tipo).

Uma otima loja de vinho deve ser capaz de aconselhar, orientar, satisfazer o cliente, sugerindo a melhor escolha de acordo com suas necessidades. Estes requisitos são geralmente relacionadas com a harmonizaçao de um vinho selecionado com o prato que pretendo servir para aquela ocasião.

Neste caso, o cliente que entra em uma adega de vinho, mesmo sem ter ideias claras sobre o rótulo que pretende comprar, pode enfrentar uma pessoa treinada, muitas vezes, um sommelier, que pode orientá-la adequadamente. Muitas vezes, se consolida uma relação entre cliente e o sommelier, e isso faz com que aquela loja de vinhos fique por conhecer os gostos do cliente e, portanto, è ele que antecipa as demandas e sugere alternativas que possam melhor atender as expectativas do seu cliente.

De alguma forma quando se compra o vinho diretamente em adegas, e quando encontramos pessoas preparadas, se obtem muitas informaçoes uteis.

E nao para por aqui, a compra do vinho na adega è  uma garantia do ponto de vista do armazenamento adequado das garrafas.
Eu compro meus vinhos em adegas, ou diretamente do produtor quando tenho essa oportunidade. Adoro o ambiente das lojas de vinhos, sem falar na preparaçao do pessoal, muitos vezes chego là com uma idea de vinho, e volto pra casa, com muitos outros vinhos que Eletra me indica (dona da adega onde efetuo minhas compras), atè hoje nao teve um vinho que ela me indicasse que nao voce otimo.

Indico a Enoteca Pavarotti a Carpi (MO), è aqui onde faço o abastecimento da minha adega pessoal.

Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário