Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

sexta-feira, 11 de março de 2011

Rufina, o menor e mais alto Chianti

Os vinhos que vêm de altitudes superiores à média, ha um carimbo especial. E não é só uma questão de localização geográfica dos vinhedos. Certamente a posição e a latitude do Chianti Rufina, a nordeste de Florença, caracteriza os vinhos que ali são produzidos.
Em Rùfina, ter os vinhedos colocados em uma parte das colinas que vao da 300 metros, chegando a 500 metros acima do nivel do mar, tem caracterizado uma das principais uvas cultivadas aqui: Sangiovese, naturalmente, por um lado, e depois vinhas tradicionais, como Canaiolo, Colorino.

"O mais alto entre os Chianti" , frase que vem usata sempre da parte do consórcio local, fundada em 1980, eles fazem essa afermaçao para enfatizar a singularidade dos vinhos Rufina das diversas sub-denominação de Chianti.

Das sete areas esistente, Rufina também é a menor: ocupa uma área de 12.483 hectares.

As grandes mudanças de temperatura entre a noite e o dia, a geologia do solo composto de marga e calcário, a exposição ao sul, dar a possibilidade de obter vinhos de base sangiovese com um caráter original.

Na área de Rùfina desde 1999 tem havido muitos investimentos, tais como a renovação das vinhas, mas também um trabalho de zoneamento que durou 4 anos, e foi dirigido pela Faculdade de Agricultura da Universidade de Milao. Foi mapeado praticamente todos os Chianti Rufina, e dividido em "unidades de vocações" (Pelago, Grignano, Sieci, Selvapiana, Nipozzano, S.Brigida, Rufina, Colognole, Pomino, Contea e Frascole) nos cinco municípios que compõem com o nome (Dicomano, Londa, Pelago, Rufina, e Pontassieve).

Mas a utilizaçao das areas mapeadas, vai depender de cada produtor, eles que vao decidir se utilizar ou nao as informação contida neste trabalho de zoneamento, no momento que forem investir em seus vinhedos. Certamente esse mapeamento è um estrumento util para o conhecimento do territorio. Caso tudo isso venha aplicado, se valorizarà as diferenças entre cru, coisa tao invejada dos italianos, dos produtores que estao do outro lado dos Alpes.

Quem jà teve a ocasiao de degustar os vinhos Chianti Rufina, sabe que os mesmo são caracterizados por uma elevada acidez e taninos firmes.

Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com
Fonte: D.V

Nenhum comentário:

Postar um comentário