Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

sexta-feira, 4 de março de 2011

Umbria: arte, cultura, verde e vinho de qualidade

Como não se encantar pela Umbria? Uma terra tão rica em história, cultura, belezas naturais, comida maravilhosa e vinho?

As verdes colinas da Umbria  lembram muito a vizinha Toscana: pela sugestiva paesagem, mas também pelo potencial vitivinicolo, favorecido por solos ricos em calcário e um clima que sempre se mostrou apreciado da parte dos vinhedos.

Quem nunca bebeu ou uoviu falar de Orvieto, Montefalco Sagrantino, classificado entre os grandes vinhos da enologia mundial. Tambèm tem Torgiano (o qual vinho Tinto Reserva, obteve em 1990, o DOCG: Denominaçao de Origem Controlada e Garantida).

Mas quando se cita Orvieto, nao posso nao mencionar a empresa mais representativa do vinho da Úmbria. E' o Castello della Sala, de propriedade de Antinori, que quase vinte anos atrás iniciou a revolução enologica regional com o seu vinho Cervaro, produzido com chardonnay e Grechetto, forse o vinho branco mais importante do pòs-guerra. Outro vinho significativo do produtor è o Muffato della Sala, vinho de meditaçao com poucos rivais no mundo.

Nas colinas perugina da Umbria opera outra grande empresa, a dos irmãos Sportoletti, o seu vinho Villa Fidelia, è considerado um dos melhores vinho tinto de toda a produção de tintos da Itália central.

Proximas postagens: 2 estradas do vinho na Umbria

Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário