O vereador de uma pequena cidade do Piemonte do Sul pede a todos nós para salvar as vinhas da sua cidades: a proposta é adotar uma linha de uva barbera. Como recompensa, garrafas de Barbera com a etiqueta e o nome do "dono", ou seja de quem adotou.
Castagnole delle Lanze, è uma cidade no sul do Piemonte de 3.800 habitantes, com forte vocaçao vinicola. A cidade está localizada entre as famosas colinas Langhe e Monferrato.
O vereador da cidade, Marco Cortese e a administração municipal está tentando de todas as maneiras garantir que o património histórico da vinha nao morra, por causa da terrível crise que afetou também a indústria do vinho, fazendo com que os agricultores locais abandonem o cultivo das vinhas por causa do preço baixo que as casas vinícolas querem pagar pelas uvas Barbera destinadas a produçao do vinho.
Ao longo dos últimos dois anos, muitos dos produtores da cidade têm vendido suas uvas a baixo custo, uvas que eles cultivam com tanta paixão.
Para tentar evitar tudo isso, a administraçao munincipal decidiu tomar algumas medidas. E a luz, encontrada por eles, nao foi aquela de incentivar o público a comprar uma garrafa de vinho, mas sim a colaboraçao e o desejo de ajudar um setor em dificuldades, fazendo uma boa ação.
Qual è a "BOA" açao?".
Eles estao convidando qualquer pessoa a ADOTAR um pedaço do território e, especificamente, uma fileira de uvas Barbera.
Quem partecipa da iniciativa è responsavèl de uma parte do vinhedo, que serà trabalhado com paixão e cuidado pelos agricultores da cidade, e cujas uvas serao vinificadas na melhor maneira para que se possa produzir um Barbera de qualidade, e nao parà por aqui, no rotulo da garaffa vem escrito o nome da pessoas que adotou aquela fileira de vinha.
Obviamente, todos que aderirem a iniciativa adotando um vinheto, vao receber fotos dos trabalhos realizados em "sua" vinha, e se quiserem podem vir de pessoa durante a colheita ou durante a fermentação para assitir as operações.
O resultado de tudo isto será uma série de garrafas selecionadas de Barbera, e de qualidade que serão produzidas com rótulos especificos da vinha e da pessoa que adotou. Alèm disso, estas garrafas de vinho serão entregues a todos aqueles que partecipam da iniciativa, de forma gratuita.
Para maiores informaçoes sobre como adotar:
Marco Cortese (00xx39) 335 241156 ou (00xx39) 335 7302299
E-mail: sap@castagnoledellelanze.net
Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com
VAMOS TORCER JUNTOS PARA QUE O TRABALHO FEITO COM PAIXAO DA PARTE DOS VINICULTORES E A TRADICAO DESSA CIDADE NAO SEJAM PERDIDAS!
Vinhos Italianos
terça-feira, 24 de agosto de 2010
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Nino Negri e o seu vinho de prestigio: "O Sfursat 5 Stelle"
A Casa Vinicola Nino Negri foi fundada em 1897, com um século de vida , esta bellissima tenuta representa a mais bela realidade vinicola do interio panorama da Valtellina, e um dos melhores no panorama italiano.
A casa vinicola fica na cidade de Chiuro (SO), na Lombardia, na area da Valtellina de onde vem um dos vinhos italianos mais importantes: o Sforzato de Valtellina, ou melhor, o Sfursat. Um vinho, DOCG, denso e duro, tão duro quanto o trabalho da colheita, realizadas em grande parte pelas mãos, levando os cestos pesados sobre os ombros. As pistas tornam quase impossível a utilização dos tratores. Em alguns casos, utilizam-se helicópteros.
Aqui, a videira, è cultivada nas encostas das montanhas, onde encontra as condições ideais para seu cerscimento, graças a uma excelente exposição ao sol durante todo o dia, com um clima ventoso e um solo rico em minerais.
Hoje a Nino Negri è sinonimo no mundo de vinho Valtellinese. Possui 35 hectares de vinhas a partir das quais nascem os vinhos Valtellina Superiore DOCG, como o famoso Sassella (8 hectares) Grumello (12 hectares), Inferno (11 hectares), o Fracia (7 hectares) e grande Sfursat.
A base destes vinhos é a uva Chiavennasca (denominaçao local de Nebbiolo).
Até hoje, as videiras são plantadas em terraços, em grande parte suportados por muros de pedra em espaços obtidos da montanha pelo esforço persistente dos produtores de vinho local.
Conhecido e reconhecido em todo o mundo ", Sfursat 5 Stelle" está entre as mais belas expressões do Sforzato de Valtellina. Produzido por Nino Negri, que em 1956 foi a primeira casa vinicola a produzir o Sfursat com uvas secadas naturalmente.
Sfursat: o nome deriva de uma técnica de produção particular: onde as uvas antes de serem esmagadas são sujeitas a secar naturalmente durante 3 meses, através do qual as uvas perdem água, resultando em concentração de açúcares. Açúcares que se transformam em álcool, com taxas que, em média, está entre 15% e 16%. Um processo incomum para os vinhos secos, usados no Sfursat e em outro grande vinho italiano tinto: o Amarone.
O Sfursat 5 Stelle (100% uva Nebiollo) è produzido com a seleção das melhores uvas e apenas nos melhores anos. A colheita è feita manualmente a partir da última semana de setembro e 01 de outubro, e são selecionadas com muita precisao, o envelhecimento è de 16 meses em tonéis novos de carvalho francês e afinamento de 3 meses na garrafa antes de ser vendido. A fermentação principal ocorre a uma temperatura controlada, de 32 a 28 ° C.
O resultado é um vinho com uma cor granada intensa. "5 Estrelas Sfursat" apresenta ao nariz aromas profundos de frutas vermelhas, aromas balsâmicos, e o inconfundível aroma do cacau, pimenta, ameixas e figo.
Na boca, sabores, profundo e persistente, confirmam as sensações olfativas. Os taninos sao presentes mas não agressivos. Um vinho bem equilibrado e harmonioso.
"O Sforzato 5 Stelle", como todos os grandes Sforzato, é um vinho que recompensa as pessoas pacientes. É um vinho para ser envelhecido por muito tempo. Neste caso, eu aconselho comprar pelo menos uma caixa de seis garrafas por safra. Depois de cinco ou seis anos se abre o primeiro, e depois se continua anualmente. Desta forma, você pode apreciar, até o fim, a habilidade poderosa de desenvolvimento deste grande vinho.
O Sfursat deve ser servido em copos grandes e a uma temperatura de 18 a 20 graus. Se acompanha bem com pratos importantes, especialmente a carne vermelha, e queijos envelhecidos.
Na lista dos MELHORES VINHOS DE 2010 premiado pela Associaçao Italiana de Sommelier estar: Sfursat di Valtellina Cinque Stelle 2006 Nino Negri, premiado com os 5 GRAPPOLI.
Site Nino Negri: http://www.ninonegri.it/
A Casa do vinho importa rótulos Nino Negri para o Brasil, inclusive o Sfursat 5 Stelle, que custa R$ 282,00
Site da Casa do vinho: http://www.casadovinho.com.br/
FOTOS DA MINHA VISITA A NINO NEGRI: Gostaria de dizer que fiquei encantada com toda a estrutura da Nino Negri, muito linda e elegante!
Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com
Postado por
Micheline Bavutti
às
13:04
0
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
nebbiolo,
Nino Negri,
sforzato,
sfursat,
valtellina,
vinho italiano,
vinho tinto
sábado, 21 de agosto de 2010
VIDEO CASA VINICOLA BALGERA
Postado por
Micheline Bavutti
às
12:13
0
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Casa vinicola Balgera (video)
Casa vinìcola Balgera
Estive visitando a Valtellina uma regiao alpina da Lombardia, e passando pela cidade de Chiuro, tive a oportunidade de conhecer a CASA VINICOLA BALGERA.
CHIURO, è uma cidade rica de história, e graças à sua localização é um dos maiores centro de enologia da Valtellina.
A familia Balgera produz vinhos desde 1885, onde tradiçao e paixao pelo vinho passa de geraçao em geraçao.
Chegando a Cantina Balgera, fui recebida pela Senhora Balgera, uma pessoa espetacular, a qual nos recebeu com muito carinho e atençao.
Logo nos levou para conhecer a sua Cantina de Epoca, onde explicou cada detalhe do seu vinho, do processo de vinificaçao e da tradiçao familiar, que hoje continua com o seu filho, o enologo, Paolo Balgera o qual desde jà trasmete o amor pelo que faz aos seus filhos, os quais sao jà apaixonados por vinhos.
Tive o prazer de conhecer o escritorio familiar, onde sao presentes varios reconhecimentos ao vinho Balgera, entre eles "il Grappolo d'Oro" 2009 (cachos de ouro), tradicional evento dedicado aos melhores vinhos da Valtellina. O vinho que ganhou a premiaçao foi o Sforzato di Valtellina DOC 1999.
A Balgera produz uma ampla variedade de vinhos valtellinesi DOCG, DOC e IGT.
Quase todos os seus vinhos sao fabricados com 100% de uvas Nebbiolo (chamado localmente Chiavennasca).
A senhora Balgera nos falava que no ultimo Vinitaly, em uma das tantas palestras feitas na ocasiao, diziam que os consumadores deveriam tirar da cabeça que um vinho produzido com o Nebbiolo poderia durar 20/30 anos, coisa dita por muitos produtores. Ela me falou que na ocasiao, o seu filho convidou tres amigos enologos para provar um vinhos de trinta anos, e o resultado foi que o vinho era de otima qualidade. Agora è sò esperar uma ocasiao para beber um nebbiolo com mais de vinte anos, para ver se essa uva resiste tanto assim ao tempo.
Paolo Balgera oferece grandes vinhos de sabor agradável, grande corpo e estrutura, com requintada fragrância aromática.
Um obra-prima da Valtellina è o Sforzato, vinho tinto seco, intenso, que nasce da uvas semi-desidratadas (passas).
A Balgera ainda nao exporta para o Brasil, mas ela me falou que leu algumas materias interessantes sobre o nosso paìs, e que pretende entrar no mercado.
Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.comSite Balgera: http://www.vinibalgera.it/
Fotos:
Casa vinicola Balgera |
Sala de degustação |
Barris na cantina Balgera de Chiuro |
Uvas Nebbiolo em esteiras espalhadas no processo de realizaçao do vinho Sforzato Balgera de Chiuro |
Uvas para vinho Sforzato na Casa vinicola Balgera |
Premio Grappolo d'oro 2009 - Vinho Sforzato 1999 |
Senhora Balgera: uma pessoa que se orgulha da tradiçao familiar, e que lhe recebe de braços abertos na sua casa vinicola. |
Postado por
Micheline Bavutti
às
09:33
1 comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Casa vinicola Balgera,
lombardia,
nebbiolo,
valtellina,
vinho italiano,
vinho tinto seco
domingo, 15 de agosto de 2010
Classificaçao dos vinhos italianos
Quando voce encontrar em uma garrafa de vinho italiano o termo Classico, significa que o vinho foi produzidos na região de origem mais antiga, e que nao se trata de um vinho espumante.
Quando voce encontrar o termo Riserva indica que o vinho foi envelhecido por um tempo maior do que o normal, o tempo de invelhecimento para os vinhos riserva è previsto pelo disciplinar (normalmente nao inferior a dois anos), alèm disso, o rótulo deve indicar a safra da produção do vinho. E nao se trata de vinhos espumantes.
O termo Novello é reservado apenas para os vinhos IGT e VQPRD que atendam as características exigidas para este tipo de vinho da Lei italiana e comunitária.
Os vinhos Novello não podem ser liberados para o consumo, antes de 00:01 horas do dia 6 de novembro do ano de produção das uvas. Este vinho nao pode ser engarrafado após 31 de Dezembro do mesmo ano, e no momento do engarrafamento deve conter no mínimo 30% dos vinhos feitos com uvas de maceração carbônica da uva inteira. Alèm disso deve ter uma gradaçao alcoólica, de pelo menos 11% . O rotulo do vinho tambèm tem que indicar a safra de colheita.
O termo Superiore é utilizado para descrever vinhos com um teor alcoólico de pelo menos 1% superior em relaçao ao teor mínimo estabilido. Alguns disciplinar, além disso, também pedem uma melhor qualidade, inerentes as zonas, a vinificaçao. a maturação e ao envelhecimento.
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com
Para maiores informaçoes sobre IGT e VQPRD veja o post O vinho e suas leis!
Quando voce encontrar o termo Riserva indica que o vinho foi envelhecido por um tempo maior do que o normal, o tempo de invelhecimento para os vinhos riserva è previsto pelo disciplinar (normalmente nao inferior a dois anos), alèm disso, o rótulo deve indicar a safra da produção do vinho. E nao se trata de vinhos espumantes.
O termo Novello é reservado apenas para os vinhos IGT e VQPRD que atendam as características exigidas para este tipo de vinho da Lei italiana e comunitária.
Os vinhos Novello não podem ser liberados para o consumo, antes de 00:01 horas do dia 6 de novembro do ano de produção das uvas. Este vinho nao pode ser engarrafado após 31 de Dezembro do mesmo ano, e no momento do engarrafamento deve conter no mínimo 30% dos vinhos feitos com uvas de maceração carbônica da uva inteira. Alèm disso deve ter uma gradaçao alcoólica, de pelo menos 11% . O rotulo do vinho tambèm tem que indicar a safra de colheita.
O termo Superiore é utilizado para descrever vinhos com um teor alcoólico de pelo menos 1% superior em relaçao ao teor mínimo estabilido. Alguns disciplinar, além disso, também pedem uma melhor qualidade, inerentes as zonas, a vinificaçao. a maturação e ao envelhecimento.
O termo Spumante è utilizado nos vinhos espumante, elaborados pelo método Charmat ou Champenoise, o mesmo metodo usado para produzir o Champagne, onde a segunda fermentação acontece na garrafa.
O termo Frizzante indica os vinhos ligeiramente espumante.
O termo Passito è usado nos vinhos elaborados com uvas semi-desidratas (uva passas).
Vino da Tavola, este termo identifica os vinhos elaborados com uvas autorizadas, mas sem ter que cumprir algumas especificações do disciplinar da produção de vinhos. E' considerado um vinho generico, no rotulo nao pode ser indicado o vinho utilizado, porque muitas vezes esse vinho è o resultado de uma mistura de vinhos de origens diferentes. Mas nao se deixe enganar pelo nome Vino da Tavola, esse termo nao è sinonimo de "qualidade inferior", mas simplesmente indica que nao fazem parte de nenhum disciplinar de produçao. Saiba que não é incomum encontrar vinhos de mesa (Vino da Tavola) de grande qualidade e de prestígio.
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com
Para maiores informaçoes sobre IGT e VQPRD veja o post O vinho e suas leis!
Postado por
Micheline Bavutti
às
14:57
0
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
classico,
Classificaçao dos vinhos italianos,
espumante,
frizzante,
novello,
passito,
riserva,
superiore,
vino da tavola
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
O VINHO E SUAS LEIS
Cultivar uvas e fazer vinho são atividades que o homem pratica a milhares de anos, originalmente disciplinada apenas por leis naturais, hoje regulamentado tambèm por leis humanas.
Na Itália, o primeiro passo significativo no sentido da proteção e valorização da produção vitivinicola, foi realizada com uma lei de 1963.
Os vinhos italianos são classificados em:
- Vinho da tavola
- Vinho da tavola com indicação do vinhedo e geográfica
- Vinhos de qualidade produzidos em regiões determinadas (VQPRD)
- Vinhos de Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG)
Certificaçoes:
DOC (Denominaçao de Origem Controlada):
O reconhecimento é reservado para a produção de vinhos que correspondam aos requisitos ditados pelas Leis Disciplinares.
A disciplina é rígida. Estes vinhos são constantemente controlados e sotopostos a análise quimica e sensorial.
DOCG (Denominaçao de Origem Controlada e Garantida):
O reconhecimento è atribuído a alguns vinhos de prestigio, que jà possuem o certificado DOC a pelo menos 5 anos. Além dos requisitos de certificação para engarrafamento e outras condições mais restritivas.
IGP: (Indicação Geográfica Protegida)
O termo "IGP" creado em 1992 indica o nome de uma região de produçao, a qual deve ser muito ampla.
Para o vinho ganhar esse reconhecimento é necessário que todas as uvas usadas em sua produção sejam de uma mesma região e que a vinificação também ocorra nesta região.
A indicação pode ser acompanhado por outros termos, como a da vinha.
O termo "IGT" pode ser substituído pela expressão Vin de pays, com referimento as vinhos produzidos no Valle d'Aosta, e Landwein para os vinhos produzidos em Alto Adige, porque na regiao è reconhecido o uso das duas linguas (alemao e italiano).
Os dois termos è útil para o consumidor que logo reconhece a área de produção do vinho, de uvas de territórios bem definidos.
Atençao: Todos esses termos nao significam que um vinho DOC è melhor de um vinho IGT, o que um DOCG seja melhor do que um vinho DOC. Uma coisa è certa: os vinhos que recebem esse reconhecimento atendem as exigencias de produçao das Leis italianas.
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com
Postado por
Micheline Bavutti
às
09:52
1 comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
O vinho e suas leis
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
OS MELHORES VINHOS DE 2010: PREMIADOS PELA AIS (Associaçao Italiana de Sommelier)
Duemilavini, è um prestigioso guia de vinhos dos sommelier, entre os 20 mil vinhos provenientes de 1.632 empresas. O Piemonte, ficou em primeiro lugar como a melhor produção italiana com 73 rótulos excelente. Em segundo lugar, com 61 a Toscana. Enquanto o Veneto ganhou o terceiro lugar com 21 rotulos.
O guia, publicado pela Bibenda, formado por uma equipe de 40 sommeliers, os quais realiazaram um julgamento de mais de 20 mil vinhos, produzidos por 1.632 empresas de todas as regiões italianas, analisando as amostras de vinhos com a degustaçao e usando o método da AIS (Associaçao Italia de Sommelier) avaliados em grappoli (cachos de uva), que correspondem a pontuação de 2 à 5 . Em particular, as avaliações foram realizadas nos seguintes parâmetros:
- 2 grappoli: Vinhos de nível médio;
- 3 grappoli: Vinhos de bom nível e particular finesa;
- 4 grappoli: Vinhos de grande nível e alto prestigio;
- 5 grappoli: Vinho de excelente qualidade.
Após uma rigorosa seleção foram indentificados 900 finalistas e apenas 298 conseguiram atingir os 5 grappoli, que classificam a excelência absoluta.
O resultado final:
- 1° lugar: Piemonte (mas isso nao è uma novidade) com os seus 73 rótulos excelente;
- 2° lugar: Toscana, 61 rotulos;
- 3° lugar: Veneto com 21 rotulos,
Segue:
- Sicília com 17 rotulos;
- Friuli Venezia Giulia com 17;
- Marche com 16 rotulos;
- Alto Adige com 14 rotulos;
- Lombardia com 14 rotulos;
- Campânia com 12 rotulos;
- Umbria 9 rotuloa encontrados;
- Sardenha com 7 rotulos; 6,
- Trentino com 6 rotulos;
- Emilia Romagna com 6 rotulos;
- Lazio e Abruzzo 5 rotulos.
- Liguria, Basilicata e Calábria, com 4 rotulos;
- Puglia fecha com 3 excelentes rótulos.
Os 298 vinhos que representam a elite da enologia nacional são representativos de 264 empresas. Entre esses, a primazia é sempre dos produtores do Piemonte os quais foram premiados com o maximo dos pontos várias vezes.
Os vinhos premiados com os 5 Grappoli DUEMILAVINI 2010 sao:
- Piemonte:
Barbaresco 2006 Gaja
Barbaresco Brich Ronchi Riserva 2004 Albino Rocca
Barbaresco Martinenga 2006 Tenute Cisa Asinari Marchesi di Gresy
Barbaresco Ovello 2005 Cantina del Pino
Barbaresco Pajè Riserva 2004 Produttori del Barbaresco
Barbaresco Rabajà 2004 Castello di Verduno
Barbaresco Rabajà 2006 Giuseppe Cortese
Barbaresco Riserva 2004 Sottimano
Barbaresco Santo Stefano Riserva 2004 Castello di Neive
Barbaresco Valeirano 2006 La Spinetta
Barbera d'Alba Rocca delle Marasche 2007 Deltetto
Barbera d'Asti 2007 Luigi Spertino
Barbera d'Asti Ai Suma 2007 Braida Giacomo Bologna
Barbera d'Asti Superiore Le Rocchette 2007 Tenuta Olim Bauda
Barbera d'Asti Superiore Mongovone 2007 Elio Perrone
Barolo Arborina 2005 Renato Corino
Barolo Boscareto 2005 Ferdinando Principiano
Barolo Bric dël Fiasc 2005 Paolo Scavino
Barolo Bricco delle Viole 2005 G. D. Vajra
Barolo Bricco Rocche Bricco Rocche 2005 Ceretto
Barolo Bricco Rocche Prapò 2005 Ceretto
Barolo Brunate 2005 Marcarini
Barolo Brunate 2005 Marengo
Barolo Brunate 2005 Roberto Voerzio
Barolo Brunate Le Coste 2005 Rinaldi
Barolo Bussia 2005 Fratelli Barale
Barolo Ca’ Mia 2005 Brovia
Barolo Campè 2005 La Spinetta
Barolo Cannubi Boschis 2005 Sandrone
Barolo Cascina Francia 2005 Conterno
Barolo Cerequio 2005 Roberto Voerzio
Barolo Cerretta 2005 Ettore Germano
Barolo Ciabot Mentin Ginestra 2005 Domenico Clerico
Barolo Cicala 2005 Poderi Aldo Conterno
Barolo Lazzarito Riserva 2003 Ettore Germano
Barolo Le Coste 2005 Giacomo Grimaldi
Barolo Le Rocche del Falletto 2005 Bruno Giacosa
Barolo Margheria 2005 Massolino
Barolo Monprivato Cà d'Morissio Riserva 2001 Giuseppe Mascarello
Barolo Mosconi 2005 Conterno Fantino
Barolo Percristina 2003 Domenico Clerico
Barolo Ravera 2004 Flavio Roddolo
Barolo Riserva del Fondatore Vigna Sarmassa Riserva 2003 Cabutto
Barolo Rocche 2005 Vietti
Barolo Rocche dell'Annunziata Riserva 2003 Paolo Scavino
Barolo Rocche di Castiglione 2005 Oddero
Barolo Romirasco 2005 Poderi Aldo Conterno
Barolo San Giovanni 2005 Gianfranco Alessandria
Barolo San Rocco 2005 Azelia
Barolo Sarmassa 2005 Brezza
Barolo Vecchie Vigne di Monvigliero e Pisapola 2005 Edoardo Sobrino
Barolo Vigna Cappella Santo Stefano 2005 Podere Rocche dei Manzoni
Barolo Vigneto Rocchette 2004 Accomasso
Barolo Villero 2004 Brovia
Boca 2005 Le Piane
Caluso Passito Sulé 2004 Orsolani
Colli Tortonesi Timorasso Sterpi 2007 Vigneti Massa
Dogliani Sirì d'Jermu 2007 Pecchenino
Dolcetto di Dogliani Briccolero 2008 Chionetti
Gattinara Vigneto San Francesco 2005 Antoniolo
Il Sogno 2005 Travaglini
Langhe Nebbiolo Sorì San Lorenzo 2006 Gaja
Langhe Nebbiolo Sperss 2005 Gaja
Langhe Rosso Harys 2007 Gillardi
Lessona 2005 Proprietà Sperino
Lessona Omaggio a Quintino Sella 2004 Tenute Sella
Nebbiolo d'Alba 2007 Hilberg-Pasquero
Piemonte Moscato d'Autunno 2008 Saracco
Roero Giovanni Almondo Riserva 2006 Giovanni Almondo
Roero Mombeltramo Riserva 2006 Malvirà
Roero Ròche d'Ampsej Riserva 2005 Matteo Correggia
Roero Sudisfà Riserva 2006 Negro
Soldati La Scolca Brut Millesimato d'Antan 1997 La Scolca
- Toscana:
Balifico 2006 Castello di Volpaia
Bolgheri Camarcanda 2006 Ca' Marcanda
Bolgheri Sassicaia Sassicaia 2006 Tenuta San Guido
Bolgheri Superiore Grattamacco Rosso 2006 Grattamacco
Bolgheri Superiore Ornellaia 2006 Tenuta dell'Ornellaia
Brunello di Montalcino 2004 Biondi Santi
Brunello di Montalcino 2004 Castello Banfi
Brunello di Montalcino 2004 Cupano
Brunello di Montalcino 2004 Fattoria Poggio di Sotto
Brunello di Montalcino 2004 Fuligni
Brunello di Montalcino 2004 La Fiorita
Brunello di Montalcino 2004 Palazzo
Brunello di Montalcino 2004 Piancornello
Brunello di Montalcino 2004 Tenuta Il Poggione
Brunello di Montalcino 2004 Tenuta Oliveto
Brunello di Montalcino Phenomena Riserva 2003 Sesti
Brunello di Montalcino Poggio al Vento Riserva 2001 Col d'Orcia
Brunello di Montalcino Schiena d'Asino 2004 Mastrojanni
Brunello di Montalcino Sugarille 2004 Pieve Santa Restituta
Brunello di Montalcino Ugolaia 2003 Lisini
Camartina 2006 Querciabella
Campora 2005 Falchini
Carmignano Riserva 2006 Piaggia
Cepparello 2006 Isole e Olena
Chianti Classico 2007 Fattoria San Giusto a Rentennano
Chianti Classico Castello di Monna Lisa Riserva 2006 Vignamaggio
Chianti Classico Le Baròncole Riserva 2006 Fattoria San Giusto a Rentennano
Chianti Classico Rancia Riserva 2006 Felsina
Chianti Classico Vigneto Bellavista 2006 Castello di Ama
Chianti Classico Vigneto Montecasi 2006 Castello San Donato In Perano
Chianti I Tre Borri Riserva 2006 Fattoria Corzano e Paterno
Chianti Rufina Vigneto Bucerchiale Riserva 2006 Fattoria Selvapiana
Cortona Syrah Il Bosco 2006 Tenimenti D'Alessandro
d'Alceo 2006 Castello dei Rampolla
Filare 18 2007 Casadei
Flaccianello della Pieve 2006 Fontodi
Fontalloro 2006 Felsina
Galatrona 2007 Petrolo
Guardiavigna 2006 Podere Forte
Il Blu 2007 Brancaia
Julius 2004 Ormanni
L'Apparita 2006 Castello di Ama
Le Pergole Torte 2006 Montevertine
L'Erta Sangiovese 2007 Vigliano
Lupicaia 2006 Castello del Terriccio
Masseto 2006 Tenuta dell'Ornellaia
Messorio 2006 Le Macchiole
Mormoreto 2006 Castello di Nipozzano Marchesi de' Frescobaldi
Moscadello di Montalcino 2007 La Poderina
Orcia Rosso Petrucci 2006 Podere Forte
Petra 2006 Petra
Poggio Bestiale 2007 Fattoria di Magliano
Redigaffi 2007 Tua Rita
Romitorio di Santedame 2006 Ruffino
Rosso di Montalcino 2006 Castello di Velona
Saffredi 2006 Fattoria Le Pupille
San Piero 2007 Montecalvi
Solaia 2006 Antinori
Tignanello 2006 Antinori
Vino Nobile di Montepulciano 2006 Le Casalte
Vino Nobile di Montepulciano Asinone 2006 Poliziano
- Veneto:
Amarone della Valpolicella Campo dei Gigli 2005 Tenuta Sant'Antonio
Amarone della Valpolicella Cent'anni Riserva 2003 Trabucchi
Amarone della Valpolicella Classico Monte Cà Bianca 2004 Begali
Amarone della Valpolicella Classico Pergole Vece 2005 Le Salette
Amarone della Valpolicella Classico Riserva 1995 Aldegheri
Amarone della Valpolicella Classico Vigneto Monte Sant'Urbano 2005 Speri
Bradisismo 2005 Inama
Breganze Rosso Crosara 2007 Maculan
Brut Metodo Classico 21 Luglio 2003 Bellenda
Capitel Foscarino 2008 Anselmi
Doro 2006 Masari
Fratta 2007 Maculan
La Poja 2005 Allegrini
Montello e Colli Asolani Il Rosso dell'Abazia 2006 Serafini & Vidotto
Prosecco di Valdobbiadene Superiore di Cartizze 2008 Nino Franco
Prosecco di Valdobbiadene Superiore di Cartizze Dry 2008 Val d’Oca
Recioto della Valpolicella Classico TB 2004 Tommaso Bussola
Recioto della Valpolicella Terre del Cereolo 2005 Trabucchi
Soave Classico La Rocca 2007 Pieropan
Soave Classico Le Bine de Costìola 2007 Tamellini
Soave Classico Superiore Foscarin Slavinus 2006 Monte Tondo
- Emilia Romagna:
Colli di Rimini Cabernet Montepirolo 2006 San Patrignano
Graf Noir 2003 Drei Donà Tenuta La Palazza
Otello Nero di Lambrusco 2008 Ceci
Sangiovese di Romagna Superiore Avi Riserva 2006 San Patrignano
Sangiovese di Romagna Superiore Pruno Riserva 2006 Drei Donà Tenuta La Palazza
Sangiovese di Romagna Superiore Thea Riserva 2007 Tre Monti
- Lombardia:
Franciacorta Brut 2004 Enrico Gatti
Franciacorta Cuvée Annamaria Clementi 2002 Ca' del Bosco
Franciacorta Dosage Zéro 2005 Ca' del Bosco
Franciacorta Extra Brut 2002 Ferghettina
Franciacorta Extra Brut Comarì del Salem 2004 Uberti
Franciacorta Gran Cuvée Brut 2005 BellavistaFranciacorta Non Dosato Sublimis 2003 Uberti
Franciacorta Satèn 2005 Barone Pizzini
Franciacorta Vittorio Moretti 2002 Bellavista
Moscato di Scanzo Doge 2006 La Brugherata
Sfursat di Valtellina Cinque Stelle 2006 Nino Negri
Valtellina Superiore Prestigio 2005 Triacca
Valtellina Superiore Sassella Rocce Rosse Riserva 1997 Ar.Pe.Pe.
Valtellina Superiore Valgella Carterìa 2006 Fay
- Alto Adige:
Alto Adige Bianco Beyond the Clouds 2007 Elena Walch
Alto Adige Cabernet Mumelter Riserva 2007 Cantina Bolzano
Alto Adige Cabernet Sauvignon Lafòa 2005 Schreckbichl Colterenzio
Alto Adige Chardonnay Löwengang 2006 Alois Lageder
Alto Adige Gewürztraminer Kolbenhof 2008 J. Hofstätter
Alto Adige Gewürztraminer Lunare 2007 Cantina Terlano
Alto Adige Gewürztraminer Nussbaumer Terminum 2008 Tramin
Alto Adige Gewürztraminer Terminum Vendemmia Tardiva 2007 Tramin
Alto Adige Moscato Giallo Baronesse Baron Salvadori Passito 2007 Nals Margreid
Alto Adige Moscato Rosa 2007 Franz Haas
Alto Adige Pinot Nero Barthenau Vigna S. Urbano 2006 J. Hofstätter
Alto Adige Pinot Nero Sanct Valentin 2006 St. Michael Eppan
Alto Adige Valle Isarco Riesling Praepositus 2007 Abbazia di Novacella
Amistar Edizione Rossa 2006 Peter Sölva & Söhne
- Trentino:
Rosso Faye 2006 Pojer e Sandri
San Leonardo 2005 Tenuta San Leonardo
Trento Brut Cuvée dell'Abate Riserva 2004 Abate Nero
Trento Brut Methius 2003 Dorigati
Trento Extra Brut Perlé Nero 2003 Ferrari
Trento Giulio Ferrari Riserva del Fondatore 2000 Ferrari
- Friuli Venezia Giulia:
Braide Alte 2007 Livon
Colli Orientali del Friuli Bianco Anatema 2006 Ronco di Prepotto
Colli Orientali del Friuli Picolit 2006 Livio Felluga
Colli Orientali del Friuli Rosazzo Terre Alte 2007 Livio Felluga
Colli Orientali del Friuli Sauvignon Zuc di Volpe 2008 Volpe Pasini
Colli Orientali del Friuli Verduzzo Friulano Passito Cràtis 2006 Scubla
Collio Bianco Vigne 2008 Zuani
Collio Friulano Vigna del Rolat 2008 Dario Raccaro
Collio Pinot Bianco 2008 Venica
Collio Pinot Grigio Mongris Riserva 2006 Marco Felluga
Collio Sauvignon de la Tour 2008 Villa Russiz
Friuli Isonzo Pinot Grigio Gris 2007 Lis Neris
Friuli Isonzo Pinot Grigio Sot Lis Rivis Rive Alte 2008 Ronco del Gelso
Friuli Isonzo Sauvignon Picol 2007 Lis Neris
Holbar Rosso 2003 Marega
Ribolla Anfora 2005 Gravner
Vintage Tunina 2007 Jermann
- Liguria:
Apogèo 2008 Cascina delle Terre Rosse
Ghiarétolo 2006 Santa Caterina
Ormeasco di Pornassio Superiore 2007 Cascina Nirasca
Rossese di Dolceacqua Bricco Arcagna 2007 Terre Bianche
- Marche:
Anghelos 2007 De Angelis
Colli Pesaresi Sangiovese Luigi Fiorini 2004 Fiorini
Kurni 2007 Oasi degli Angeli
Lacrima di Morro d'Alba Superiore Orgiolo 2007 Marotti Campi
Maximo 2006 Umani Ronchi
Offida Passerina Vino Santo Sibilla Tiburtina 2005 Le Caniette
Pathos 2007 Santa Barbara
Pius IX Mastai 2007 Il Pollenza
Rosso Piceno Il Maschio da Monte 2007 Santa Barbara
Rosso Piceno Superiore Roggio del Filare 2006 Velenosi
Verdicchio dei Castelli di Jesi Classico Serra Fiorese Riserva 2006 Garofoli
Verdicchio dei Castelli di Jesi Classico Superiore Balciana 2007 Sartarelli
Verdicchio dei Castelli di Jesi Classico Superiore San Michele 2007 Bonci
Verdicchio dei Castelli di Jesi Classico Villa Bucci Riserva 2007 Bucci
Verdicchio dei Castelli di Jesi Passito Tordiruta 2006 Moncaro
Verdicchio di Matelica Mirum Riserva 2007 Fattoria La Monacesca
- Umbria:
Bacca Rossa Passito 2006 La Palazzola
Campoleone 2007 Lamborghini
Cervaro della Sala 2007 Castello della Sala
Montiano 2007 Falesco
Sagrantino di Montefalco 25 anni 2006 Arnaldo Caprai
Sagrantino di Montefalco Chiusa di Pannone 2004 Antonelli San Marco
Sagrantino di Montefalco Collepiano 2006 Arnaldo Caprai
Sangiovese Selezione del Fondatore 2004 Castello delle Regine
Torgiano Rosso Rubesco Vigna Monticchio Riserva 2005 Lungarotti
- Lazio:
Cesanese del Piglio Romanico 2007 Coletti Conti
Frascati Superiore Luna Mater 2008 Fontana Candida
Il Vassallo 2007 Colle Picchioni
Moscato di Terracina Secco Oppidum 2008 Sant'Andrea
Orchidea 2008 Tenuta Le Quinte
- Abruzzo:
Montepulciano d'Abruzzo Cerasuolo 2008 Valentini
Montepulciano d'Abruzzo Colline Teramane Opi Riserva 2006 Farnese
Montepulciano d'Abruzzo Mazzamurello 2006 Torre dei Beati
Montepulciano d'Abruzzo San Calisto 2006 Valle Reale
Montepulciano d'Abruzzo Villa Gemma 2006 Masciarelli
- Campania:
Aglianico del Taburno Terra di Rivolta Riserva 2006 Fattoria La Rivolta
Centomoggia 2007 Terre del Principe
Costa d'Amalfi Furore Bianco Fiorduva 2008 Furore Marisa Cuomo
Falerno del Massico Rosso Camarato 2005 Villa Matilde
Fiano di Avellino Vigna della Congregazione 2007 Villa Diamante
Greco di Tufo Giallo d'Arles 2007 Quintodecimo
Montevetrano 2007 Montevetrano
Patrimo 2006 Feudi di San Gregorio
Taurasi Fatica Contadina 2004 Terredora
Taurasi Radici 2005 Mastroberardino
Taurasi Vigna Macchia dei Goti 2006 Cantine Antonio Caggiano
Terra di Lavoro 2007 Galardi
- Puglia:
Graticciaia 2005 Agricole Vallone
Platone 2006 Tenute Al Bano Carrisi
Torre Testa 2007 Tenute Rubino
- Basilicata:
Aglianico del Vulture Don Anselmo 2005 Paternoster
Aglianico del Vulture La Firma 2006 Cantine del Notaio
Aglianico del Vulture Serpara 2005 Terre degli Svevi
Aglianico del Vulture Valle del Noce 2007 D'Angelo
Calabria:
Cirò Rosso Classico Ronco dei Quattroventi 2007 Fattoria San Francesco
Gravello 2007 Librandi
Moscato Passito di Saracena 2008 Cantine Viola
Nerone di Calabria 2005 Criserà
- Sicilia:
Chardonnay 2007 Tasca d'Almerita
Cometa 2008 Planeta
Diamante d'Almerita 2008 Tasca d'Almerita
Don Antonio 2007 Morgante
Duca Enrico 2006 Duca di Salaparuta
Etna Rosso Outis 2006 Vini Biondi
Etna Rosso Prephilloxera La Vigna di Don Peppino 2007 Tenuta delle Terre Nere
Faro Palari 2007 Palari
L'Ecrù 2007 Firriato
Lu Patri 2007 Baglio del Cristo di Campobello
Malvasia delle Lipari 2008 Florio
Malvasia delle Lipari Passito Selezione Carlo Hauner 2006 Hauner
Passito di Pantelleria 2007 Abraxas
Passito di Pantelleria Ben Ryé 2008 Donnafugata
Pinot Nero 2007 Cusumano
Ribeca 2007 Firriato
Sole dei Padri 2006 Spadafora
- Sardegna:
Alghero Rosso Marchese di Villamarina 2004 Sella & Mosca
Angialis 2006 Argiolas
Barrua 2006 Agricola Punica
Carignano del Sulcis Superiore Terre Brune 2005 Cantina Santadi
Latinia 2005 Cantina Santadi
Turriga 2005 Argiolas
Vernaccia di Oristano Antico Gregori Contini
Fonte: Bibenda
Obs: Na lista dos vinhos premiados de algumas regioes, eu evidenciei algumas cantinas, as quais na minha opiniao pessoal, vale a pena provar, nao sò o vinho que ganhou os 5 grappoli 2010, mas tambèm outros vinhos do produtor.
Postado por
Micheline Bavutti
às
12:28
0
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
cinque grappoli,
guia duemilavini,
Os melhores vinhos de 2010
terça-feira, 3 de agosto de 2010
A Italia supera a produçao da França em 2010
A produção de vinho cresce de 5% em 2010 e vai ultrapassar a produçao da França.
A rivalidade franco-italiana em tema de o vinho è antiga. E com a próxima safra a Italia vai voltar a ser o maior produtor do mundo.
A França foi superada pela primeira vez em 2008.
Quem prever o retorno ao topo do vinho italiano é Coldiretti (é uma associaçao de representação e assistência da agricultuta italiana), que estima para 2010 a produção de até 5%, com valores superiores a 47,5 milhões de hectolitros da França no ano passado, que foram o suficiente para bater a produçao italiana, que no ano passado foi de 45,4 milhoes.
A qualidade, caracterizarà a safra de 2010, 60% da produção que vê envolvido 250 000 empresas agriculas, è destinado à realizaçao de 320 vinhos DOC (Denominaçao de Origem Controlada, 41 Dogt (Denominação de Origem Controlada e Garantida) e 137 IGT (Indicação Geográfica Típica).
Esperamos que o clima de agosto não traia as expectativas.
A rivalidade franco-italiana em tema de o vinho è antiga. E com a próxima safra a Italia vai voltar a ser o maior produtor do mundo.
A França foi superada pela primeira vez em 2008.
Quem prever o retorno ao topo do vinho italiano é Coldiretti (é uma associaçao de representação e assistência da agricultuta italiana), que estima para 2010 a produção de até 5%, com valores superiores a 47,5 milhões de hectolitros da França no ano passado, que foram o suficiente para bater a produçao italiana, que no ano passado foi de 45,4 milhoes.
A qualidade, caracterizarà a safra de 2010, 60% da produção que vê envolvido 250 000 empresas agriculas, è destinado à realizaçao de 320 vinhos DOC (Denominaçao de Origem Controlada, 41 Dogt (Denominação de Origem Controlada e Garantida) e 137 IGT (Indicação Geográfica Típica).
Esperamos que o clima de agosto não traia as expectativas.
Postado por
Micheline Bavutti
às
11:42
2
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
O VINHO ITALIANO
A península italiana oferece um panorama enologico muito interessante, tanto no que diz respeito a variedade e a qualidade dos vinhos.
A Itália sempre teve um terreno propicio para o cultivo de videiras. E da sempre produz vinho.
Paixão e tradição, contribuiram a colocar alguns vinhos italianos na elite mundial. Sem esquecer a melhoria da qualidade de toda a produção, com uma forte ascensao do nível médio.
A produção das uvas atinge cerca de 800.000 empresas, dos quais 30 mil possuiem o Registro de engarrafamento.
Um quarto da produção do vinho italiano é exportado.
O panorama da produção de vinho italiano é muito extenso e diversificado. Os DOC (denominaçao de origem controlada) sao 316 e os DOCG (denominaçao de origem controlada e garantida) sao 36.
Se olharmos para os nomes das duas denominaçoes juntas e todas as sub-áreas, chegamos ao impressionante número de cerca de 1.600 vinhos diferentes, muitas dos quais são produzidos com a tipologia Classico, Superior, Reserva, Novello, Passito, Doces, Espumantes e outros ainda chegando a 1900!
O aspecto mais importante da produção de vinho italiano é a grande variedade de uvas: sao 375 tipos inscritos no Cadastro Nacional, uma centena das quais é difundida apenas em uma província.
A uva mais cultivada é o sangiovese, presente em 17 regiões e 73 províncias, em segundo lugar estar o catarrato branco comum, cultivada apenas na Sicília.
Postado por
Micheline Bavutti
às
09:13
3
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
o vinho italiano
Assinar:
Postagens (Atom)