Cultivar uvas e fazer vinho são atividades que o homem pratica a milhares de anos, originalmente disciplinada apenas por leis naturais, hoje regulamentado tambèm por leis humanas.
Na Itália, o primeiro passo significativo no sentido da proteção e valorização da produção vitivinicola, foi realizada com uma lei de 1963.
Os vinhos italianos são classificados em:
- Vinho da tavola
- Vinho da tavola com indicação do vinhedo e geográfica
- Vinhos de qualidade produzidos em regiões determinadas (VQPRD)
- Vinhos de Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG)
Certificaçoes:
DOC (Denominaçao de Origem Controlada):
O reconhecimento é reservado para a produção de vinhos que correspondam aos requisitos ditados pelas Leis Disciplinares.
A disciplina é rígida. Estes vinhos são constantemente controlados e sotopostos a análise quimica e sensorial.
DOCG (Denominaçao de Origem Controlada e Garantida):
O reconhecimento è atribuído a alguns vinhos de prestigio, que jà possuem o certificado DOC a pelo menos 5 anos. Além dos requisitos de certificação para engarrafamento e outras condições mais restritivas.
IGP: (Indicação Geográfica Protegida)
O termo "IGP" creado em 1992 indica o nome de uma região de produçao, a qual deve ser muito ampla.
Para o vinho ganhar esse reconhecimento é necessário que todas as uvas usadas em sua produção sejam de uma mesma região e que a vinificação também ocorra nesta região.
A indicação pode ser acompanhado por outros termos, como a da vinha.
O termo "IGT" pode ser substituído pela expressão Vin de pays, com referimento as vinhos produzidos no Valle d'Aosta, e Landwein para os vinhos produzidos em Alto Adige, porque na regiao è reconhecido o uso das duas linguas (alemao e italiano).
Os dois termos è útil para o consumidor que logo reconhece a área de produção do vinho, de uvas de territórios bem definidos.
Atençao: Todos esses termos nao significam que um vinho DOC è melhor de um vinho IGT, o que um DOCG seja melhor do que um vinho DOC. Uma coisa è certa: os vinhos que recebem esse reconhecimento atendem as exigencias de produçao das Leis italianas.
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com
Belo blog, um ótimo início! Vinho italiano é simplesmente soberbo!
ResponderExcluirAbraço
Silas Sequetin
Vinhos Bons e Baratos!