Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

domingo, 15 de agosto de 2010

Classificaçao dos vinhos italianos

Quando voce encontrar em uma garrafa de vinho italiano o termo Classico, significa que o vinho foi produzidos na região de origem mais antiga, e que nao se trata de um vinho espumante.

Quando voce encontrar o termo Riserva  indica que o vinho foi envelhecido por um tempo maior do que o normal, o tempo de invelhecimento para os vinhos riserva è previsto pelo disciplinar (normalmente nao inferior a dois anos), alèm disso, o rótulo deve indicar a safra da produção do vinho. E nao se trata de vinhos espumantes.

O termo  Novello é reservado apenas para os vinhos IGT e VQPRD que atendam as características exigidas para este tipo de vinho da Lei italiana e comunitária.
Os vinhos Novello não podem ser liberados para o consumo, antes de 00:01 horas do dia 6 de novembro do ano de produção das uvas. Este vinho nao pode ser engarrafado após 31 de Dezembro do mesmo ano, e no momento do engarrafamento deve conter no mínimo 30% dos vinhos feitos com uvas de maceração carbônica da uva inteira. Alèm disso deve ter uma gradaçao alcoólica, de pelo menos 11% . O rotulo do vinho tambèm tem que indicar a safra de colheita.

O termo Superiore é utilizado para descrever vinhos com um teor alcoólico de pelo menos 1% superior em relaçao ao teor mínimo estabilido. Alguns disciplinar, além disso, também pedem uma melhor qualidade, inerentes as zonas, a vinificaçao. a maturação e ao envelhecimento.

O termo Spumante è utilizado nos vinhos espumante, elaborados pelo método Charmat ou Champenoise, o mesmo metodo usado para produzir o Champagne, onde a segunda fermentação acontece na garrafa.


O termo Frizzante indica os vinhos ligeiramente espumante.

O termo Passito  è usado nos vinhos elaborados com uvas semi-desidratas (uva passas).

Vino da Tavola, este termo identifica os vinhos elaborados com uvas autorizadas, mas sem ter que cumprir algumas especificações do disciplinar da produção de vinhos. E' considerado um vinho generico, no rotulo nao pode ser indicado o vinho utilizado, porque muitas vezes esse vinho è o resultado de uma mistura de vinhos de origens diferentes. Mas nao se deixe enganar pelo nome Vino da Tavola, esse termo nao è sinonimo de "qualidade inferior", mas simplesmente indica que nao fazem parte de nenhum disciplinar de produçao. Saiba que não é incomum encontrar vinhos de mesa (Vino da Tavola) de grande qualidade e de prestígio.

Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com

Para maiores informaçoes sobre IGT e VQPRD veja o post O vinho e suas leis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário