O vereador de uma pequena cidade do Piemonte do Sul pede a todos nós para salvar as vinhas da sua cidades: a proposta é adotar uma linha de uva barbera. Como recompensa, garrafas de Barbera com a etiqueta e o nome do "dono", ou seja de quem adotou.
Castagnole delle Lanze, è uma cidade no sul do Piemonte de 3.800 habitantes, com forte vocaçao vinicola. A cidade está localizada entre as famosas colinas Langhe e Monferrato.
O vereador da cidade, Marco Cortese e a administração municipal está tentando de todas as maneiras garantir que o património histórico da vinha nao morra, por causa da terrível crise que afetou também a indústria do vinho, fazendo com que os agricultores locais abandonem o cultivo das vinhas por causa do preço baixo que as casas vinícolas querem pagar pelas uvas Barbera destinadas a produçao do vinho.
Ao longo dos últimos dois anos, muitos dos produtores da cidade têm vendido suas uvas a baixo custo, uvas que eles cultivam com tanta paixão.
Para tentar evitar tudo isso, a administraçao munincipal decidiu tomar algumas medidas. E a luz, encontrada por eles, nao foi aquela de incentivar o público a comprar uma garrafa de vinho, mas sim a colaboraçao e o desejo de ajudar um setor em dificuldades, fazendo uma boa ação.
Qual è a "BOA" açao?".
Eles estao convidando qualquer pessoa a ADOTAR um pedaço do território e, especificamente, uma fileira de uvas Barbera.
Quem partecipa da iniciativa è responsavèl de uma parte do vinhedo, que serà trabalhado com paixão e cuidado pelos agricultores da cidade, e cujas uvas serao vinificadas na melhor maneira para que se possa produzir um Barbera de qualidade, e nao parà por aqui, no rotulo da garaffa vem escrito o nome da pessoas que adotou aquela fileira de vinha.
Obviamente, todos que aderirem a iniciativa adotando um vinheto, vao receber fotos dos trabalhos realizados em "sua" vinha, e se quiserem podem vir de pessoa durante a colheita ou durante a fermentação para assitir as operações.
O resultado de tudo isto será uma série de garrafas selecionadas de Barbera, e de qualidade que serão produzidas com rótulos especificos da vinha e da pessoa que adotou. Alèm disso, estas garrafas de vinho serão entregues a todos aqueles que partecipam da iniciativa, de forma gratuita.
Para maiores informaçoes sobre como adotar:
Marco Cortese (00xx39) 335 241156 ou (00xx39) 335 7302299
E-mail: sap@castagnoledellelanze.net
Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com
VAMOS TORCER JUNTOS PARA QUE O TRABALHO FEITO COM PAIXAO DA PARTE DOS VINICULTORES E A TRADICAO DESSA CIDADE NAO SEJAM PERDIDAS!
Esse progeto esta aberto para brasileiros?
ResponderExcluirQual sera o custo disso?
Atenciosamente...
Bom dia Luiz,
ResponderExcluirO progeto è aberto para todos. O preço vai depender do tamanho da area que voce pretende adotar, mas parte da 100,00 euros!
Para maiores informaçoes voce pode entrar em contato com o responsavel, no endereço acima.
Atenciosamente,
Micheline Bavutti
Micheline
ResponderExcluirQue agradável surpresa encontrar um blog feito da Itália em lingua portuguesa. Muito legal acompanhar as novidades através do blog. Cntinue com o trabalho. Vou virar frequentador official. Tanto que Vou colocar um link do seu blog no Blogroll do NOSSO VINHO, meu blog aqui no Brasil.
Abraços
Paulo