Vinhos Italianos
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
O VINHO ITALIANO
A península italiana oferece um panorama enologico muito interessante, tanto no que diz respeito a variedade e a qualidade dos vinhos.
A Itália sempre teve um terreno propicio para o cultivo de videiras. E da sempre produz vinho.
Paixão e tradição, contribuiram a colocar alguns vinhos italianos na elite mundial. Sem esquecer a melhoria da qualidade de toda a produção, com uma forte ascensao do nível médio.
A produção das uvas atinge cerca de 800.000 empresas, dos quais 30 mil possuiem o Registro de engarrafamento.
Um quarto da produção do vinho italiano é exportado.
O panorama da produção de vinho italiano é muito extenso e diversificado. Os DOC (denominaçao de origem controlada) sao 316 e os DOCG (denominaçao de origem controlada e garantida) sao 36.
Se olharmos para os nomes das duas denominaçoes juntas e todas as sub-áreas, chegamos ao impressionante número de cerca de 1.600 vinhos diferentes, muitas dos quais são produzidos com a tipologia Classico, Superior, Reserva, Novello, Passito, Doces, Espumantes e outros ainda chegando a 1900!
O aspecto mais importante da produção de vinho italiano é a grande variedade de uvas: sao 375 tipos inscritos no Cadastro Nacional, uma centena das quais é difundida apenas em uma província.
A uva mais cultivada é o sangiovese, presente em 17 regiões e 73 províncias, em segundo lugar estar o catarrato branco comum, cultivada apenas na Sicília.
Postado por
Micheline Bavutti
às
09:13
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
o vinho italiano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estarei lendo todos os post, que maravilha saber mais sobre os vinhos italianos. Parabèns
ResponderExcluirk delicia os vinhos italianos.
ResponderExcluirAdorei o blog, parabèns!
ResponderExcluir