Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Nino Negri e o seu vinho de prestigio: "O Sfursat 5 Stelle"


A Casa Vinicola Nino Negri foi fundada em 1897, com um século de vida , esta bellissima tenuta representa a mais bela realidade vinicola do interio panorama da Valtellina, e um dos melhores no panorama italiano.
A casa vinicola fica na cidade de Chiuro (SO), na Lombardia, na area da Valtellina de onde vem um dos vinhos italianos mais importantes: o Sforzato de Valtellina, ou melhor, o Sfursat. Um vinho, DOCG, denso e duro, tão duro quanto o trabalho da colheita, realizadas em grande parte pelas mãos, levando os cestos pesados sobre os ombros. As pistas tornam quase impossível a utilização dos tratores. Em alguns casos, utilizam-se helicópteros.

Aqui, a videira, è cultivada nas encostas das montanhas, onde encontra as condições ideais para seu cerscimento, graças a uma excelente exposição ao sol durante todo o dia, com um clima ventoso e um solo rico em minerais.
Hoje a Nino Negri è sinonimo no mundo de vinho Valtellinese. Possui 35 hectares de vinhas a partir das quais nascem os vinhos Valtellina Superiore DOCG, como o famoso Sassella (8 hectares) Grumello (12 hectares), Inferno (11 hectares), o Fracia (7 hectares) e grande Sfursat.
A base destes vinhos é a uva Chiavennasca (denominaçao local de Nebbiolo).

Até hoje, as videiras são plantadas em terraços, em grande parte suportados por muros de pedra em espaços obtidos da montanha pelo esforço persistente dos produtores de vinho local.
Conhecido e reconhecido em todo o mundo ", Sfursat 5 Stelle" está entre as mais belas expressões do Sforzato de Valtellina. Produzido por Nino Negri, que em 1956 foi a primeira casa vinicola a produzir o Sfursat com uvas secadas naturalmente.

Sfursat: o nome deriva de uma técnica de produção particular: onde as uvas antes de serem esmagadas são sujeitas a secar naturalmente durante 3 meses, através do qual as uvas perdem água, resultando em concentração de açúcares. Açúcares que se transformam em álcool, com taxas que, em média, está entre 15% e 16%. Um processo incomum para os vinhos secos, usados no Sfursat e em outro grande vinho italiano tinto: o Amarone.

O Sfursat 5 Stelle (100% uva Nebiollo) è produzido com a seleção das melhores uvas e apenas nos melhores anos. A colheita è feita manualmente a partir da última semana de setembro e 01 de outubro, e são selecionadas com muita precisao, o envelhecimento è de 16 meses em tonéis novos de carvalho francês e afinamento de 3 meses na garrafa antes de ser vendido. A fermentação principal ocorre a uma temperatura controlada, de 32 a 28 ° C.

O resultado é um vinho com uma cor granada intensa. "5 Estrelas Sfursat" apresenta ao nariz aromas profundos de frutas vermelhas, aromas balsâmicos, e o inconfundível aroma do cacau, pimenta, ameixas e figo.
Na boca, sabores, profundo e persistente, confirmam as sensações olfativas. Os taninos sao presentes mas não agressivos. Um vinho bem equilibrado e harmonioso.

"O Sforzato 5 Stelle", como todos os grandes Sforzato, é um vinho que recompensa as pessoas pacientes. É um vinho para ser envelhecido por muito tempo. Neste caso, eu aconselho comprar pelo menos uma caixa de seis garrafas por safra. Depois de cinco ou seis anos se abre o primeiro, e depois se continua anualmente. Desta forma, você pode apreciar, até o fim, a habilidade poderosa de desenvolvimento deste grande vinho.

O Sfursat deve ser servido em copos grandes e a uma temperatura de 18 a 20  graus. Se acompanha bem com pratos importantes, especialmente a carne vermelha, e queijos envelhecidos.

Na lista dos MELHORES VINHOS DE 2010 premiado pela Associaçao Italiana de Sommelier estar: Sfursat di Valtellina Cinque Stelle 2006 Nino Negri, premiado com os 5 GRAPPOLI.

Site Nino Negri: http://www.ninonegri.it/

A Casa do vinho importa rótulos Nino Negri para o Brasil, inclusive o Sfursat 5 Stelle, que custa R$ 282,00
Site da Casa do vinho: http://www.casadovinho.com.br/

FOTOS DA MINHA VISITA A NINO NEGRI: Gostaria de dizer que fiquei encantada com toda a estrutura da Nino Negri, muito linda e elegante!











Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário