Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

sábado, 12 de março de 2011

Alemanha: um vinho a ser descoberto

Hoje, a Alemanha é um dos melhores produtores de vinhos brancos do mundo, embora muitos continuem a pensar que seja apenas o país da cerveja. Riesling é a uva que produz vinhos nobres e duradouros que são difíceis de imitar.

Certamente a cultivaçao da uva na Alemanha, é difícil, pelo fato do frio. Portanto, as vinhas são frequentemente perto de rios e voltadas para o sul para aproveitar ao máximo a luz do sol. Por outro lado o clima do paìs porta a uma lenta maturação das uvas, e isso ajuda a enriquecer os aromas da uva, caracterizando os melhores vinhos alemães os quais apresentam uma acidez elevada.

Hoje existem 13 distritos de vinho para um total de cem mil hectares de vinha. As uvas brancas sao aquelas principalmente cultivadas (Riesling, Müller-Thurgau, Silvaner), embora, ultimamente, o Instituto Alemão do Vinho (Dwi) tem registado um crescimento de videiras de uvas vermelhas, especialmente Pinot Noir.

Os vinhos alemaes ainda oferece a vantagem do preço/qualidade.

Durante o Curso de Sommelier degustamos um vinho branco da Alemanha, gostei muito!

Esse modelo de garaffa aredondada na foto, inicialmente era reservado para os melhores vinhos da Francônia
 
Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com

2 comentários:

  1. Michelini, tudo bem?

    Estes brancos da Alemanha, Áustria e Luxemburgo são fantásticos. Desde os mais simples até os colhidos tardiamente. A acidez é a chave do envelhecimento com saúde para os brancos. Daí termos Riesling com mais de 15 anos de garrafa e demonstrando muita saúde.

    Infelizmente aqui no Brasil as pessoas ainda associam os vinhos alemães com vinhos baratos e ruins. Mas não é assim, muito pelo contrário. Pena que os melhores exemplares ficam na Alemanha mesmo.

    O mesmo ocorreu com os Valpolicella, os Chianti e os vinhos do Dão, por exemplo.

    Um abraço Peter www.alemdovinho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Olà querido Peter, como vai?

    As pessoas que associam vinho barato a vinho ruim, infelismente ainda nao entendeu nada sobre o mundo dos vinhos. Sò no momento que essa pessoa aprender um pouquinho sobre o assunto, vai poder avaliar um vinho em modo diferente, e nao apenas com o slogan que bararto significa ruim. Um abraço.

    ResponderExcluir