Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

domingo, 19 de setembro de 2010

A degustação

Um bom jantar, na companhia dos amigos bebendo um vinho, nos conduz a momentos de muita alegria. Mas, degustar um vinho é uma outra questão.

Os objetivos da degustação de um vinho podem ser diferentes, incluindo o desejo de conhecer o mundo contido na garrafa, avaliar sua qualidade, e melhoria evolutiva ao longo do tempo. Além disso, a perfeita avaliação sensorial do vinho nos permiti  de ser capaz de combinar no melhor modo, um bom prato ao vinho, exaltando ao maximo a qualidade da comida e do vinho.

Aprender a degustar significa provar o vinho com atençao, colegando as sensações percebidas à sua história e sua evolução. E acima de tudo, aprendendo a conhecer e manifestar uma avaliaçao não condicionada por suas preferências.

O primeiro passo é, fotografar as características de um vinho, descrevendo nos minimos detalhes. O segundo, mais importante, é avaliar o vinho. Mas para obter esse salto de qualidade é necessaria uma boa experiência.
 
A análise dos vinhos

O vinho, è formado por mais de 600 substâncias diferentes, e è sujeitos a dois tipos de análise:

  1. análise química e instrumental 
  2. análise sensorial.
O primeiro é realizado em laboratórios químicos, onde especialistas aplicam métodos e operações para distinguir e quantificar cada componente do vinho, e para verificar se o produto atende a determinadas exigências legais. Equipamentos e instrumentos, podem dizer tudo sobre o percentual de álcool etílico, a relação entre açúcar e ácido e etc. Mas pode dizer pouco o nada em relaçao a qualidade do vinho. E com certeza nao pode dizer nada sobre a emoçao que um vinho pode nos dar.
A análise química e instrumental não pode substituir a capacidade sensorial de quem degusta.


A análise sensorial

As unicas ferramentas que o homem usa para fazer a degustação são os órgãos dos sentidos. Visao, olfato, paladar, tato, esses sao os sentidos diretamente envolvidos, por isso se define os sentido da degustação, que deve ler tudo o que está em uma taça de vinho, sintesi do perfeito equilíbrio entre a natureza, a mão do homem e a técnica.

A analise sensorial è a unica que nos permiti de verificar se o vinho alcançou a harmonia perfeita, analisando seu aspecto visual, olfativo e seu gosto. Por esta razão, è necessario fazer muitas degustações, conhecer vários tipos de vinho, encontrar e armazenar as sensaçoes que pouco a pouco, tornar-se mais familiar e reconhecível. Sò assim, degustaçao apòs degustaçoes, você pode avaliar os vinhos provados de um modo sério e competente.
A pessoa que quer aprender a saborear um bom vinho, deve se aplicar com interesse e procurar adquirir uma gama de experiências sensoriais, que lhe vai conduzir a desenvolver uma considerável capacidade de apreciação e avaliação. Cada gole de vinho não será um simples gole, mas enriquecimento e melhoria dos seus conhecimentos e capacidade sensorial.

Autora: Micheline Bavutti

Nenhum comentário:

Postar um comentário