Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O vinho branco da neve

Blanc de Morgex et de La Salle è o vinho branco mais nobre da Valle d'Aosta, também conhecido como "vin des Neiges", o vinho da neve.

É um excelente vinho, muito apreciado pelos conhecedores mais finos.

Os vinhedos onde se obtem o Blanc de Morgex et de La Salle è o mais alto da Europa, cultivada em 1100-1300 metros, em uma bacia natural protegido do vento frio do norte ao longo da estrada para o Mont Blanc. A força e a singularidade da uva Blanc de Morgex são devido a sua resistência a temperaturas baixas e neve. Não é raro, na verdade, que no momento da colheita das uvas da cor verde brilhante são cobertas com neve e gelo. 
 
Os produtores deste excelente vinho sao ao todo 95, reunidos na "Cave du Vin Blanc de Morgex, fundada em 1983 foi premiado pela Gotha del gusto (prestigiosa associaçao enogastronomica europea), como o mais importante dos  vinhos da Valle d'Aosta.

Blanc de Morgex et de La Salle:

Classificazione: DOC (Denominação de Origem Controlada)
Cor: amarelo palha com verde
A área de produção inclui os municípios de Morgex e La Salle. Os vinhedos estão perto do Mont Blanc, que os protege dos ventos frios do norte.
O conteúdo mínimo de álcool: 9%
Uvas utilizadas: Priè blanc em pureza: Tambèm vem produzido na versao Espumante e Vino Ice da colheita tardia.
É um vinho para ser bebido jovem. Ideal como aperitivo. Mas, para apreciar plenamente o seu sabor, o conselho é escolher um menu com nhoque de fontina, prato de peixe com legumes, queijos delicado, ou pratos servido com molhos à base branca de vegetais tais como alcachofras. Na versao "ice" (colheita tardia) um bom acompanhamento è com queijos saborosos.
Aroma de ervas da montanha. O gosto é seco, levemente picante.
Temperatura de serviço: 8° a 10°

Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário