Nesta pequena região se assiste a convivencia de uvas autóctones, pequenas pérolas que na Itália não são encontradas em nenhum outro lugar, e uma variedade de uvas importadas, as quais encontraram neste ambiente tão particular, o ideal para dar bons resultados.
A regiao è formada por 90% de montanhas e 10% de colinas.
Se diz que aqui a vinha encontra o cèu, porque nas proximidades de Morgex, encontram-se os vinhedos mais altos da Europa. O que significa a enorme dificuldade dos produtores na produçao de vinhos. Um exemplo è o vinho Heida, uma raridade produzida a 1150 metros.
Com 520 hectares de vinha e uma única denominaçao, essa regiao produz muitos vinhos, como vinhos brancos, tintos, espumante e passito ... certamente não se pode dizer que falta a oportunidade de escolher o melhor vinho para um casamento perfeito com um cardápio saboroso.
Gastronomia da regiao:
O Vale de Aosta é uma terra que propõe uma culinária indissoluvelmente ligada ao território. Comparado com outras regiões, aqui a cozinha italiana é certamente a mais exclusiva e fortemente influenciada pelo gosto francês. Os principais produtos são a caça, a presença de muitas sopas, molhos, carnes processadas, alèm de queijos, disponível em muitas variações. O queijo mais importante da regiao è Fontina.
Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com
Oi Micheline,
ResponderExcluirnão sou enófila mas aprecio bons vinhos...
Através de suas dicas farei do Valle D'Aosta meu sonho de viagem.
Parabéns e obrigada!