Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O símbolo da Associaçao Italiana Sommelier: o Tastevin

Um tempo a degustaçao do vinho era feito com um instrumento de origem muito antiga, o tastevin (provador de vinho). Utilizado há décadas por todos os sommeliers do mundo, especialmente na França e na Itália, e é ainda hoje o símbolo da Associaçao Italiana Sommelier, embora o seu uso diário foi substituido pela taça, considerada mais prática.


Dentro do Tastevin, da um lado existem 8 grandes esferas ocas que são utilizados para a análise visual dos vinhos tintos, enquanto do outro lado uma série de nervuras alongadas (17 ou 18), sempre ocas, permitindo a observação dos vinhos brancos.

Ao centro tem uma bolha maior, a parte superior desta, nunca deve ser ultrapassado, indicando a quantidade máxima de vinho a ser colocado no recipiente. Em torno desta bolha central são colocadas 14 pequenas pérolas em relevo, cuja função é permitir a aeração do vinho para facilitar o esame olfativo.

O tastevin faz parte do uniforme de serviço do sommelier. Embora nao seja hoje tao utilizado, por motivo de praticidade.


Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário