Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Vinho Orgânico (Biologico)

A consciência da necessidade de uma agricultura sustentável tem crescido nos últimos anos na Itália, e com isso a prática da agricultura biológica, com base em um princípio claro: evitar o uso de produtos químicos, no solo, nas plantas e nos frutos. O mesmo vale para a vinicultura, um setor que hoje apresenta uma componente importante, embora ainda seja minoritária, o numero dos produtores de vinho orgânico ou, mais precisamente, o vinho obtido da uvas orgânicas, ou seja, um vinho feito a partir de uvas de produção biológica certificada, cultivadas sem pesticidas, herbicidas e fertilizantes químicos.

A própria expressão "vinho orgânico" è parcialmente incorreta, se pegarmos como referimento a legislação aplicada nos Estados Unidos, por exemplo, aquela do organic wine: em conformidade com essa legislaçao, que nesse ponto de vista è certamente mais completa daquela italiana. O termo organic wine escrita no rótulo indica que, na cantina (adega), e na vinha, nao foram usados aditivos come sulfito e etc, e quando se encontra no rotulo escrito:  made with organic grapes, significa uvas de origem orgânicas certificadas, ou seja, ausência de aditivos químicos nas uvas .

A legislação europeia se limita a especificar a ausencia de aditivos quimicos, no solo e das vinhas, e nao nas tecnicas de cantina. Em outras palavras, na Itália e nos países europeus esiste uma legislaçao para os produtores em relaçao à fase de cultivaçao das uvas, mas não em relaçao a vinificaçao em si: na verdade, legalmente, só podemos falar de "vinho feito de uvas cultivadas organicamente".
Na minha opiniao, acho que deveriam serem fixadas regras de vinificação, para que o vinho seja reconhecido como organico!

Do ponto de vista prático, como o consumidor pode se orientar, pela leitura de um rótulo?

Um produto pode ser chamado de orgânico se è escrito no rotulo "produtos de agricultura biológica", acompanhado de certificação pelas autoridades competentes: na Itália há nove organismos de certificação, incluindo a AMAB, Aiab, o IMC.
Na Italia, cresce o número de produtores com certificação biologica: a tendência è em constante aumento, no paìs desde 1993, se ver um crescimento de 60% anual de produtores biologicos. 
Os primeiros produtores de vinho orgânico eram criticados por produzirem vinhos que resultavam oxidado e instável, entao, uma grande parte de produtores começaram a concentrar-se nas fases de processamento, e nao sò com o cultivo das uvas e os cuidados com a terra, e a resposta a tudo isso, sao vinhos com resultados cada vez mais convincente e de otima qualidade.
Podemos dizer, que a produçao de vinho biologico è cada vez maior,  mesmo sendo uma produção mais trabalhosa, porque precisa de cuidados constantes e, geralmente, tudo é feito manualmente. Os custos aumentam em média 20% e o rendimento do vinhedo é menor.

Autora: Micheline Bavutti








Um comentário:

  1. Olá, Micheline.

    Belo artigo. Você já viu a regulamentação que a AIAB (mais uma entidade) lançou recentemente?

    http://www.aiab.it/images/stories/UfficioStampa/aiab%20disciplinare%20per%20la%20vinificazione.pdf

    Um abraço,

    Guilherme Lopes Mair
    www.umpaposobrevinhos.com.br

    ResponderExcluir