Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

80° FEIRA INTERNACIONAL DO TARTUFO BIANCO D'ALBA 2010

O evento começou dia 9 de outubro e vai até 14 de novembro 2010. Esse ano è o seu aniversario de 80 anos, uma data para ser lembrada e comemorada.
A feira, como de costume, ofre a oportunidade de explorar, em termos de turismo cultural a cidade de Alba, Langhe e Roero com toda a sua riqueza de comida, arte e tradições do vinho.
Esta edição oferece um rico programa de eventos que vão desde a inevitável degustação dos tartufos, vinhos e outros produtos que representam a regiao.

O Tartufo Bianco d'Alba è conhecido como o DIAMANTE DO PIEMONTE, e se encontra especificamente na area da Província de Asti.
 
O Tartufo è um fungo subterrâneos que nasce e cresce em particular nas proximidades das raízes das árvores e pode ser considerado um parasita. Vive em simbiose com a planta que o acomoda; sua cor, seu perfume e seu sabor dependem diretamente do tipo de árvore onde ele nasce e cresce.
É um fruto que não se pode cultivar, mas que aparece todos os anos como um presente da natureza.


A colheita é feita com ajuda de um cão farejador, treinado especialmente para encontrar tartufos.

 


O Tartufo branco de Alba, pertecente a variedade Tuber Magnatum Pico, é um dos melhores e cresce nas florestas do distrito de Alba no Langhe e Monferrato, perto de Asti. Dependendo da planta com a qual o tartufo cresce, esse assume características diferentes.


Il Tartufo Bianco d'Alba tem uma forma irregular e è de varios tamanhos, geralmente é bastante pequeno, mas alguns exemplares podem atingir e exceder as 400 gramas de peso.
O sabor e o aroma do tartufo bianco é intenso e persistente. Ao contrário do tartufo nero, o tartufo bianco não devem ser cozidos, para não alterar o sabor, mas se utiliza aos pratos prontos a serem servidos. Se come cru para dar sabor ao prato, vai bem com vinho tinto ou branco. Mas o vinho deve ter aroma intenso, sabor persistente, e pouca estrutura.

E' suficiente apenas algumas tiras de tartufo para dar perfume a qualquer prato; e é excelente quando harmonizado com um prato tradicionais do Piemonte, o talharim, ou com risotos, fondue e ovos fritos.

Voce sabia: Que o tartufo bianco do Piemonte estar na lista dos 10 alimentos mais caros do mundo. E jà foi vendido por 600 dólares ao quilo. E em dezembro de 2007 foi atingido um recorde com a venda de 1300 gramas de tartufo bianco por 330.000 dólares.

Estarei partecipando do evento, em breve muitas novidades para voces!

Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com

Um comentário: