Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sua adega è representativa? Veja como criar sua própria adega!

Não existem regras absolutas para a criaçao ideal de uma propria adega, porque não há nada mais pessoal do que a preferencia em comprar este ou aquele vinho. No entanto, é aconselhável seguir algumas indicaçoes. Os aspectos mais importantes são:
  • a representatividade,
  • a qualidade, 
  • a atualização 
  • a historicidade da seleção criada.

A adega é representativa quando estao presentes os vinhos:
  1. de todas as regiões italianas (referindo-me a quem mora na Italia, no caso do Brasil, a adega serà rapresentativa quando tiver os vinhos de todas os estados que os produzem),
  2. de todos os principais tipos de vinho nacional e, possivelmente, internacional.
Um bom nível de representação é conseguida através a seleção e compra, por exemplo, dos cinco vinhos mais representativos de cada região italiana (o brasileira). E assim, podemos atingir a centenas de garrafas.

Além disso, se deve manter uma distribuição objetiva e equilibrada entre as várias categorias de vinhos (branco, tinto, rosé, espumantes e doces): por exemplo, uma adega com uma centena de vinhos pode ser dividido em quinze espumantes, trinta brancos, cinco rosè, quarenta tintos e dez vinhos doce. A distribuição claramente depende das preferências pessoais para as diversas categorias.

A adega pode ser o lugar onde colecionar vinhos raros e preciosos, de safras importantes, mas tambèm pode ser o lugar onde armazenar os vinhos a serem consumidos em um curto períodos de tempo. Quem coleciona vinhos restringe o campo de compras aos rótulos de maior prestígio e das melhores safras, com a intençao de deixar o vinho na adega por muito tempo. Ao contrario, aqueles que preferem uma maior rotatividade da adega, vai optar por uma seleçao e compra de um número maior de diferentes tipos de vinhos.
 
Em uma adega de vinhos completa è presente, vinhos da coleçao, adequados a um longo envelhecimento, como tambèm garrafas de consumo imediato.
 
Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário