Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

LOMBARDIA

A Lombardia é uma grande e importante região vitivinícola italiana.

O territorio é ocupado por 70% de vinhedos de uvas tintas, e 30% de uvas brancas.

As principais áreas vitivinicolas são: Valtellina, l'Oltrepò Pavese, Franciacorta, Bergamo, as colinas de Riva del Garda  e do Mantovano.

A Valtellina é um oásis vitivinícolo importante. Nesta vale, as vinha se encontram em encostas íngremes na montanha. Cada vinhedo, agarrando-se as rochas é mantida por muros de pedra que vai subindo, chegando até a mil metros de altura. Mas é justamente neste trecho, onde é difícil cultivar as uvas, que se obtem os vinhos de alta qualidade da Valtellina. A uva mais importante na area è o Nebbiolo (aqui chamado Chiavennasca), aqui o Nebbiolo  consegue dar otimos resultados, em uma area fora do Piemonte e da Valle d'Aosta.

O Oltrepò Pavese ha uma capacidade produtiva extraordinária, e mais de 70% do vinho Lombardo vem dessa área, com uma grande variedade de vinhos, que vai da vinhos tintos, brancos, moscatos, espumantes, vinhos doces, e uma qualificada produção Método Clássico. A fim de promover a imagem do Espumante Oltrepò Pavese, em 1984 foi fundado um Associação de produtores de espumantes método clássico.

A área de Valcalepio produz um vinho raro, o Moscato di Scanzo Scanzo DOCG, um vinho tinto da sobremesa. E' um vinho doce e estruturado, e era jà apreciado pelos Visconti e os Sforza, em Milão.

Franciacorta é uma maravilhosa area vitivinicola, distribuídos por cerca de 900 hectares de colinas, uma área que dar espumantes de qualidades e elegância incríveis. O interessante è que a 30 anos atrás, a terra de Franciacorta era uma area de vinhos tintos questionáveis, mas produtores sérios e motivados, se impenharam e continuam trabalhando para melhorar os seus magnificos Espumantes Franciacorta.

Riviera del Garda e as Colinas Moreniches Mantovane são as maiores regiões vitívinicolas da região da Lombardia, e inclui seis DOC.

Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário