A Wordwide Sommelier Association em outubro vai à Santo Domingo, onde serà realizado o Concurso do Melhor Sommelier do Mundo 2010. Após a final de Roma, há dois anos atras, é a República Dominicana que vai sediar os professionais mais experientes do planeta, o qual receberà o título mundial.
A final è quarta-feira 13 de outubro, e serà aberto ao público. Terá acesso a final três sommeliers que tenham obtido a melhor pontuação do dia anterior, que serà realizada come segue: um questionario teórico, uma degustação às cegas, com descrições técnicas e características organolépticas de dois vinhos selecionados pela Comissao Técnica, um teste de harmonizaçao de comida e vinho, e um teste prático de serviço. Toda essa fase irá selecionar os três finalistas.
O exame final será realizado em duas partes:
1) Degustação e correçao de uma carta de vinhos
- Analise organolépticas de cinco produtos e sua apresentação ao público.
- Correção da carta de vinhos. Os candidatos irão destacar os erros encontrados na carta de vinhos, que chamou a sua atenção.
2) Prova de serviço
a) Serviço de um aperitivo
b) Harmonizaçao comida e vinho. A cada candidato será atribuída uma tabela com, pelo menos, dois jantares, o serviço será realizado no idioma que foi escolhido anteriormente. O candidato deve informar os vinhos mais adequados para o cardápio de cozinha internacional (que será apresentado pelo chef cinco minutos antes do teste), justificando a sua escolha. O cardápio para este teste será determinado pela comissão técnica e escrita em Inglês e Francês.
c) Prova di conversaçao. O candidato poderá ser chamado a responder corretamente às solicitações dos hóspedes.
d) Prova de decantaçao. Durante esta prova, o júri terá de avaliar a apresentação e o estilo do finalista (expressão, descrição, competências, serviço, etc), de acordo com os critérios internacionais aprovados pela comissão técnica.
O italiano Luca Gardini, Melhor Sommelier da Europa de 2009 e Melhor Sommelier da Italia em 2004, agora vai tentar subir o degrau mais alto do pódio. Originalmente de Ravenna, tornou-se um sommelier profissional com poucos mais de vinte anos de idade. Entre as suas experiência profissionais estar o de Chef sommelier na Enoteca Pinchiorri, a famosa três estrelas Michelin, no centro histórico de Florença. Atualmente ocupa o mesmo cargo no Restaurante Cracco, em Milao.
Eu desejo uma imensa BOA SORTE, a todos os partecipantes deste importante concurso.
Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário