Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

domingo, 17 de outubro de 2010

Quais sao as melhores condições para a conservaçao do seu vinho?

Na adega o vinho repousa, vive, respira, evolui e envelhece. Uma adega adequada adiciona valor ao vinho. Há cinco fatores que devem ser otimizados para garantir ao vinho as melhores condições possíveis de conservaçao na adega.

Primeiro, a completa e total proteçao da luz: o vinho deve ser mantido no escuro porque a iluminaçao ativa acelera o processos de evolução e oxidação do vinho.

A temperatura é o segundo fator que determina o tempo de evolução e desenvolvimento do vinho engarrafado. A temperatura ideal da adega é entre 10 e 14 ° C, especialmente em torno aos 12 ° C. As altas temperaturas induzem à aceleração, desenvolvimento e envelhecimento do vinho, ao contrario, a temperatura mais baixa atrasa esses fenômenos. As mudanças de temperatura são de grande importância: é menos prejudicial uma temperatura da adega com alguns graus acima da temperatura ideal, ao inves de uma repentina variação. É importante, portanto, o isolamento térmico do ambiente, que é possível obter revestindo as paredes com painéis de isolamento.

Outro fator é a porcentagem de umidade do ar na adega. Uma adega muito úmida favorece a proliferação de mofo na parte externa da rolha e a erosão do rótulo do vinho (neste caso, um remédio eficaz é embrulhar o rotulo com uma pelicula transparentes de plástico, como aquela que utilizamos para embrulhar alimentos). Ao contrario, uma adega muito seca, determina um perecimento da rolha e mudanças mais rapidas na temperatura interna do vinho. As condições ótimas correspondem a uma percentagem de humidade no ar entre 60% e 75%. Úteis para este fim são ar-condicionado e desumidificadores.

A última coisa a considerar para otimizar a qualidade de preservação do vinho na adega é a vibraçao. Um vinho submetido a vibração durante o armazenamento, evolui mais rapidamente.

Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário