Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Piemonte

Quando se fala de Piemonte, a prima coisa que vem em mente è: região de grandes vinhos italianos.

Com 51.437 hectares de vinha e mais de 30.000 empresas: Estes dados confirmam, sem dúvida que a viticultura ocupa atualmente uma posição-chave no setor agrícola da região.
No Piemonte o cultivo da vinha é, principalmente, nas colinas (93%), e isso ja significa vinhos de grande qualidade.

Atè Luís XIV da França, o Rei Sol, quando provou os vinhos e queijos do Piemonte, afirmou que eram excelente.

Na regiao se coltivam mais vinhedos de uvas tintas, que cobrem 68% da terra de vinhas, entre os quais o Barbera, Dolcetto, Nebbiolo, Freisa, Brachetto e Grignolino, enquanto os vinhedos de uvas brancas cobrem 32% da produção, como moscato bianco, cortese, manzoni Bianco, Chardonnay e Arneis, alèm de diferentes variedades que sao coltivadas aqui a centenas de anos, como pelaverga, erbaluce, favorita e alguns malvasia.

A maioria dos vinhos do Piemonte, orgulha-se do DOCG (Denominaçao de Origem Contolada e Garantida) e DOC (Denominaçao de Origem Controlada), e muitos destes são obtidos a partir da uva Nebbiolo como Barolo e Barbaresco, Gattinara, Roero, Ghemme, Nebbiolo d'Alba, Bramaterra, Lessona, Boca, Carema, Fara e Sizzano, vinhos de grande prestigio e adequados para o envelhecimento. A uva Nebbiolo no Piemonte é o príncipe da enologia.

A tradição do vinho, especialmente no que diz respeito ao vinho tinto, se encontram principalmente na Langhe, Astigiano e Monferrato, com vinhas situadas nas colinas, uma garantia de qualidade e prestígio. O clima, a vinha, o terreno, e a inteligencia humana completam o trabalho, dando algo de especial e diferente a cada produto.


As áreas de maior interesse vitivinicolo são nove:
  1. as colinas de Novara e Vercelli: onde se encontra uma uva rara a Bonarda. Na mesma área, se produz outros vinhos tintos de prestigio e grande valor, como Lessona e Bramaterra.
  2. Canavese, juntamente com Carema, é uma área que margeia o Valle d'Aosta, e produz vinhos muito apreciados  e muito renomado como o Carema e Erbaluce de Caluso.
  3. colinas na área de Turim.
  4. Monferrato, que é dividido em três zonas: Asti é a área, que dà a maior contribuição ns produção de vinhos, o Alto Monferrato e o Casalese.
  5. as colinas de Langhe: é uma das zonas mais conhecidas de todo o contexto do país. O clima nessa zona é muito seco e contribui para a alta concentração de açúcares nos bagos, contribuindo a uma produçao de qualidade e prestígio. Os vinhedos presentes nesta área são dolcetto, freisa, arneis, favorita, chardonnay e moscato, mas quem domina é o Nebbiolo, na sub-variedade lampia, michet e rosè, dos quais se obtem os grandes Barolo e Barbaresco.

Outra variedade de uva importante na região é a barbera, a partir da qual se produz vinhos muito diferentes.

Nao è um caso, que o Piemonte no prestigioso guia Duemilavini de 2010, ficou em primeiro lugar como a melhor produção italiana com 73 rótulos considerados excelente.

Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário