Vinhos Italianos

Vinhos Italianos

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O TRENTINO E OS SEUS FAMOSOS VINHOS

Trentino é uma região montanhosa da Italia. E quando o assunto è vinho, não é quantidade a característica da produção, mas sim a qualidade e o prestigio. Nao è um caso, que mais de dois terços dos vinhos sao DOC (Denominação de Origem Controlada), um percentual  muito superior à média nacional.


O seu cultivo estende-se sobre 8.201 ha. Atualmente a variedade de uvas tintas mais cultivadas na região é o schiava, com suas muitas variedades, enquanto mais de 50% sao uvas brancas, como o chardonnay, tambèm utilizado para a produção do Espumante Trento.
Existem muitos fatores que contribuem a qualidade do vinho trentino, tais como o terroir, a localização das vinhas, as variedades das uvas, o trabalho e os cuidados do viticultor e do produtor, mas absolutamente determinante é o clima da regiao, que no Trentino apresenta condições muito favorável para o cultivo das vinhas. Nesta região, são notáveis mudanças térmicas diária e durante as estaçoes do ano, e isso, no periodo da colheita, permite o enriquecimento dos aromas das uvas. Portanto, a fama dos vinhos do Trentino é certamente merecida.

Aqui a vinha é cultivada com o sistema tradicional pérgola trentina, a qual costitue um património da salvaguardar e um componente essencial da paisagem. No Trentrino desde os anos '50 è presente um eficiente Cadastro Vinicolo, permintindo a regiao um contato proximo com a realidade produtiva, e isso é uma iniciativa quase unica a nível nacional.

O coraçao da viticultura trentina é o valle dell'Adige, que começa em Alderano, praticamente de Trento, atè  Roverè della Luna. Ao longo das colinas plantadas com vinha voce chega até o espetacular Campo Rotaliano, casa da famosa uva Teroldego. A área de produção é limitada a apenas três municípios, Gruno San Michelle all'Adige, Mezzocorona e Mezzolombardo, e o vinho que aqui se obtem, graças às suas características organolépticas, é chamado de "príncipe" do Trentino.

Saiba mais: em 1874 nasce aqui a primeira universidade de agricultura e a primeira estação experimental de vinho da região, sob o nome de Instituto de San Michele. Em poucas décadas, tornou-se uma das universidades mais famosas em viticultura.

Gastronomia

Uma especialidades da cozinha típica trentina é a polenta. Nos séculos passados, quando a pobreza foi generalizada, este era o prato principal ou o único.


Outro prato da regiao è o canerdeli , grandes bolas de pao amanhecido misturado com leite, ovos, bacon, queijo e salsinha, que em seguida vem cozido em diferentes tipos de sopas.









Autora: Micheline Bavutti
Contato: italiain1bicchiere@hotmail.com

Um comentário:

  1. Belo post. Trento uma das três Venezas, junto a com a própria e a Veneza Giulia. Terra da maioria dos italianos que vieram para o sul do Brasil e da casta Gewürtztraminer, que muitos pensam que veio da Alsácia. Mas na verdade é originária da cidade de Traminer no Süd Tirol, perto da fronteira coma Àustria.

    abs Peter (www.alemdovinho.wordpress.com)

    ResponderExcluir